Comparação das alterações cardiovasculares e dos equivalentes metabólicos durante a prática de videogames ativos: em pé e sentado em cadeiras de rodas

  • Rhennan Rodrigues Barbosa Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Jorge Luiz de Brito-Gomes Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Raphael José Perrier-Melo Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Manoel da Cunha Costa Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Fernando José de Sá Pereira Guimarães Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
Palavras-chave: Exercício, Tecnologia, Frequência cardíaca, Pressão arterial

Resumo

Objetivo: Avaliar e comparar as respostas hemodinâmicas de indiví­duos submetidos a diferentes formas de prática (em pé e em cadeira de rodas- 15 minutos cada) com ví­deo games ativos. Métodos: Foram realizadas duas sessões (em pé e sentado) do mesmo jogo do console Xbox 360 com Kinect®, Kinect Sports: Boxe. Os 20 adultos jovens universitários foram monitorados pela frequência cardí­aca e pressão sanguí­nea (pré [FCrep/PASrep], imediatamente após [FCip/ PASip] e cinco minutos após [FC/PAS]). Os dados foram testados pela ANOVA de dois caminhos. Resultados: Na FC foi encontrado diferença significativa na situação em pé: elevação FCrep-FC5'(p=0,000) e redução FCip-FC5'(p=0,000). Na posição sentado, elevação significativa FCrep-FCip (p=0,000) e FCrep-FC5 (p=0,000). Na PA foi encontrado elevação significativa entre PASrep-PASip(p=0,000) e redução PASip-PAS5'(p=0,000) em pé. Sentado, elevação de PASrep-PASip(p=0,012). Discussão: Os efeitos das variáveis hemodinâmicas e inotrópicas responderam de maneira normal diante do stress controlado caracterí­stico do exercí­cio fí­sico. Comparando com Brito e Souza suas respostas foram semelhantes, com o aumento das variáveis analisadas FC e PAS. Conclusão: A prática dos VGA's traz diferenças significativas nas variáveis hemodinâmicas e inotrópicas na situação tradicional ou na cadeira de rodas. Eles podem ser utilizados como método terapéutico.

Biografia do Autor

Rhennan Rodrigues Barbosa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Discente da Escola Superior de Educação Fí­sica, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Jorge Luiz de Brito-Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Discente de Doutorado do Programa associado de Pós-graduação em Educação Fí­sica (UPE/UFPB), Recife, Pernambuco, Brasil.

Raphael José Perrier-Melo, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Discente de Doutorado do Programa associado de Pós-graduação em Educação Fí­sica (UPE/UFPB), Recife, Pernambuco, Brasil.

Manoel da Cunha Costa, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente do Programa associado de Pós-graduação em Educação Fí­sica (UPE/UFPB), Recife, Pernambuco, Brasil.

Fernando José de Sá Pereira Guimarães, Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Docente do Programa associado de Pós-graduação em Educação Fí­sica (UPE/UFPB), Recife, Pernambuco, Brasil.

Referências

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Publicado
2017-06-20
Como Citar
Barbosa, R. R., Brito-Gomes, J. L. de, Perrier-Melo, R. J., Costa, M. da C., & Guimarães, F. J. de S. P. (2017). Comparação das alterações cardiovasculares e dos equivalentes metabólicos durante a prática de videogames ativos: em pé e sentado em cadeiras de rodas. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(66), 329-335. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1130
Seção
Artigos Científicos - Original