Comparação das alterações cardiovasculares e dos equivalentes metabólicos durante a prática de videogames ativos: em pé e sentado em cadeiras de rodas
Resumo
Objetivo: Avaliar e comparar as respostas hemodinâmicas de indivíduos submetidos a diferentes formas de prática (em pé e em cadeira de rodas- 15 minutos cada) com vídeo games ativos. Métodos: Foram realizadas duas sessões (em pé e sentado) do mesmo jogo do console Xbox 360 com Kinect®, Kinect Sports: Boxe. Os 20 adultos jovens universitários foram monitorados pela frequência cardíaca e pressão sanguínea (pré [FCrep/PASrep], imediatamente após [FCip/ PASip] e cinco minutos após [FC/PAS]). Os dados foram testados pela ANOVA de dois caminhos. Resultados: Na FC foi encontrado diferença significativa na situação em pé: elevação FCrep-FC5'(p=0,000) e redução FCip-FC5'(p=0,000). Na posição sentado, elevação significativa FCrep-FCip (p=0,000) e FCrep-FC5 (p=0,000). Na PA foi encontrado elevação significativa entre PASrep-PASip(p=0,000) e redução PASip-PAS5'(p=0,000) em pé. Sentado, elevação de PASrep-PASip(p=0,012). Discussão: Os efeitos das variáveis hemodinâmicas e inotrópicas responderam de maneira normal diante do stress controlado característico do exercício físico. Comparando com Brito e Souza suas respostas foram semelhantes, com o aumento das variáveis analisadas FC e PAS. Conclusão: A prática dos VGA's traz diferenças significativas nas variáveis hemodinâmicas e inotrópicas na situação tradicional ou na cadeira de rodas. Eles podem ser utilizados como método terapéutico.
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