A ludicidade e o ensino das lutas: um relato de experiencia na modalidade Submission Grappling do programa Universidade Olímpica na UFMA
Referências
- Fernández, J. C. L. La importancia de la lucha en pie en el grappling. análisis del campeonato de españa 2010. Lecturas, Educación Física e Deportes. Buenos Aires. Ano. 15. Núm. 148 2010.
-Macedo, L.; Petty, A. L. S.; Pasos, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre. Artmed. 2005.
-Olivier, J. C. Das brigas aos jogos com regras enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre. ArtMed. 2000.
-Piaget, J. A formação social da mente. São Paulo. Summus. 1990.
-Tani, G.; Bento, J. O.; Petersen, R. D. S. Pedagogia do desporto. Guanabara Koogan. 2006.
-Fontes, A.C.D.; Vianna, R.P.T. Prevalência e fatores associados ao baixo nível de atividade física entre estudantes universitários de uma universidade pública de ensino da região nordeste-Brasil. Revista brasileira de epidemiologia. Vol. 1. Núm.1. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).