Efeito das aulas de ginástica escolar nos ní­veis de atividade fí­sica: jump na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

  • Vanilson Batista Lemes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Caroline Brand Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Arieli Fernandes Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rodrigo Baptista Moreira Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Adroaldo Cezar Araujo Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Anelise Reis Gaya Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Planejamento em saúde, Saúde escolar, Educação física e treinamento

Resumo

Intervenções realizadas no ambiente escolar, quando planejadas e bem conduzidas, parecem ser efetivas para promover um estilo de vida ativo e saudável em crianças, jovens e adultos. Portanto, o objetivo do presente estudo é verificar o efeito de aulas de ginástica escolar em mini trampolim nos ní­veis de atividade fí­sica de escolares da EJA. Trata-se de uma investigação semi experimental, com abordagem quantitativa, da qual participaram 21 sujeitos. As aulas de jump aconteceram 3 vezes por semana em perí­odos de 30 minutos, durante um semestre. O ní­vel de atividade fí­sica foi mensurado por pedômetro em 3 momentos (março, maio e julho). Para análise de dados verificou-se o efeito entre os momentos ajustados para idade, massa corporal, estatura e sexo, através de equações de estimativas generalizadas (GEE). O principal resultado demonstrou que o ní­vel de atividade fí­sica aumentou em grande proporção ao longo de um semestre letivo (de março para maio: ∆=17,9 passos/min; efeito f2 cohen=0,20; de maio para julho: ∆=17,9 passos/min; efeito f2 cohen=0,44; e de março para julho: ∆=35,8 passos/min; efeito f2 cohen=0,96). Dessa forma, se conclui que as aulas de educação fí­sica escolar da EJA, realizadas em mini trampolim, foram capazes de produzir um grande efeito sobre os ní­veis de atividade fí­sica dos alunos.

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Publicado
2018-01-28
Como Citar
Lemes, V. B., Brand, C., Dias, A. F., Moreira, R. B., Gaya, A. C. A., & Gaya, A. R. (2018). Efeito das aulas de ginástica escolar nos ní­veis de atividade fí­sica: jump na Educação de Jovens e Adultos (EJA). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(70), 863-870. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1293
Seção
Artigos Científicos - Original