Efeito das aulas de ginástica escolar nos níveis de atividade física: jump na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Resumo
Intervenções realizadas no ambiente escolar, quando planejadas e bem conduzidas, parecem ser efetivas para promover um estilo de vida ativo e saudável em crianças, jovens e adultos. Portanto, o objetivo do presente estudo é verificar o efeito de aulas de ginástica escolar em mini trampolim nos níveis de atividade física de escolares da EJA. Trata-se de uma investigação semi experimental, com abordagem quantitativa, da qual participaram 21 sujeitos. As aulas de jump aconteceram 3 vezes por semana em períodos de 30 minutos, durante um semestre. O nível de atividade física foi mensurado por pedômetro em 3 momentos (março, maio e julho). Para análise de dados verificou-se o efeito entre os momentos ajustados para idade, massa corporal, estatura e sexo, através de equações de estimativas generalizadas (GEE). O principal resultado demonstrou que o nível de atividade física aumentou em grande proporção ao longo de um semestre letivo (de março para maio: ∆=17,9 passos/min; efeito f2 cohen=0,20; de maio para julho: ∆=17,9 passos/min; efeito f2 cohen=0,44; e de março para julho: ∆=35,8 passos/min; efeito f2 cohen=0,96). Dessa forma, se conclui que as aulas de educação física escolar da EJA, realizadas em mini trampolim, foram capazes de produzir um grande efeito sobre os níveis de atividade física dos alunos.
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