A percepção subjetiva de esforço e a frequência cardí­aca podem ser suficientes no controle da intensidade do esforço em jogos de ví­deo games ativos

  • Jorge Luiz Brito-Gomes Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.
  • Marcos Moura Santos Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.
  • Raphael José Perrier-Melo Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.
  • Saulo Fernandes de Melo Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAV), Recife, Brasil.
  • Manoel Cunha Costa Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.
Palavras-chave: Exercício físico, Jogos de video, Respostas cardiovasculares

Resumo

Objetivo: Examinar a objetividade e concordância entre a percepção subjetiva de esforço (PSE-Borg 6-20) e a frequência cardí­aca em diferentes jogos de VGA's. Materiais e Métodos: Participaram do estudo oito estudantes adultos jovens (21 ± 1,6 anos) que realizaram uma sessão VGA's randomizada com medidas da FC e PSE no 5º e 10º minuto. O teste t student para amostras dependentes foi utilizado para comparar as respostas da PSE (imediata e acumulada) e os valores de frequência cardí­aca em cada jogo (5º e 10º minutos). Para análise de concordância foi utilizada a plotagem de Bland-Altman. Realizou-se uma análise de correlação entre cada ponto da PSE e seu respectivo correspondente da FC. O cálculo do tamanho do efeito proposto por Hedges (g) foi utilizado para verificar a magnitude das correlações. Resultados: Foram observadas diferenças significantes para a medida imediata (5º minuto) apenas na Dança. A escala de Borg foi objetiva no boxe e vôlei (5º e 10º minutos) e no 5º minuto para o tênis de mesa e 10º minuto na dança. A magnitude dos efeitos variou de d: 0,13 a d: 0,60. Conclusão: A PSE e FC podem ser utilizadas no controle da intensidade em jogos de ví­deo games ativos por apresentarem objetividade e concordância. Porém, nos jogos de tênis de mesa e dança, devem ser utilizados com maior parcimônia face ao viés observado nos diferentes tempos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Brito-Gomes, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.

Mestre em Educação Fí­sica

Marcos Moura Santos, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.

Doutor em Nutrição

Raphael José Perrier-Melo, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.

Mestre em Educação Fisica

Saulo Fernandes de Melo Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAV), Recife, Brasil.

Mestre em Educação Fisica

Manoel Cunha Costa, Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil.

Doutor em Ciências do Desporto

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Publicado
2018-04-10
Como Citar
Brito-Gomes, J. L., Santos, M. M., Perrier-Melo, R. J., Oliveira, S. F. de M., & Costa, M. C. (2018). A percepção subjetiva de esforço e a frequência cardí­aca podem ser suficientes no controle da intensidade do esforço em jogos de ví­deo games ativos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(72), 101-111. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1351
Seção
Artigos Científicos - Original