Hábitos de sono e sonolência diurna excessiva em acadêmicos ingressantes de Educação Física
Resumo
Objetivo: verificar os hábitos de sono e sonolência diurna em acadêmicos ingressantes no curso de Educação Física de uma universidade no município de Florianópolis-SC. Materiais e método: A amostra, foi composta por 107 acadêmicos ingressantes no ensino superior no ano de 2014 e no primeiro semestre letivo de 2015, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do município de Florianópolis-SC. Foram coletadas questões sociodemográficas e questões referentes ao sono (duração do sono e horários de acordar e dormir nos dias com e sem aula) e sonolência diurna. A investigação da sonolência diurna foi realizada por meio da Escala de Sonolência de Epworth e para o hábito de sesta foi utilizada a questão "Você possui hábito de sesta?". Para análise dos dados, foram utilizadas as estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, distribuição de frequências) e inferencial. Resultados: Verificou-se que mais da metade dos sujeitos da amostra (57,5%), apresentaram hábito de realizar a sesta. Além disto, os sujeitos do turno matutino apresentaram maior média de duração da mesma, comparados com os sujeitos do turno noturno (p=0,012). Já em relação à duração do sono, os acadêmicos ingressantes do turno noturno apresentaram maior tempo de sono de segunda a quinta, comparados aos acadêmicos do turno matutino (p<0,001). Conclusão: Concluiu-se que os acadêmicos ingressantes do período matutino sofrem mais com a privação do sono do que os acadêmicos ingressantes do período noturno.
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