Avaliação funcional por meio de exergame

  • Eucleiton Neres Brito Centro Universitário Luterano do Brasil Campus de Palmas-TO, Brasil.
  • Bhárbara Karolline Rodrigues Silva Faculdade de Medicina do ABC, Santo André-SP, Brasil.
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Centro Universitário Luterano do Brasil Campus de Palmas-TO, Brasil. Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas-TO, Brasil
  • Erika da Silva Maciel Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas-TO, Brasil
Palavras-chave: Teste Funcional, Avaliação física, Aptidão física

Resumo

Introdução: A redução ou ausência de atividade fí­sica por parte da população é cada vez mais preocupante por ter associação a complicações de saúde com a presença do sedentarismo, com isso tem surgido novas tendências tecnológicas para estimular a pratica de exercí­cios fí­sicos visando uma vida mais ativa fisicamente. Objetivo: identificar se o teste por meio de um ví­deo game (x-box 360) utilizando o game Nike® + Kinect Training apresenta resultados similares aos testes f­sicos convencionais por meio de um avaliador devidamente treinado em uma amostra de estudantes. Materiais e métodos: A pesquisa é de cunho quantitativo com delineamento transversal. Foi realizada com amostra de acadêmicos de um curso de Educação Fí­sica. Para efeitos de comparação foi utilizado o teste Functional Movement Systems (FMS), onde se avalia determinados movimentos padronizados e uma avaliação feita pelo game NIKE® + Kinect training, com sua tecnologia virtual e similar ao teste convencional. Como variável controle foi considerado o Ní­vel de Atividade Fí­sica (NAF) utilizado o Questionário internacional do Ní­vel de Atividade Física (IPAQ) versão curta e semana normal e o ní­vel de percepção de esforço pela Escala de Percepção de Esforço de Borg. Resultados: Os testes apresentaram semelhança nos resultados com associação estatí­stica significante com r 0,56 (p=0,001). Conclusão: Tais resultados sugerem que os métodos apresentam equivalência, e o NIKE® + Kinect training pode ser utilizado como uma ferramenta de auxí­lio ao profissional de Educação Fí­sica.

Biografia do Autor

Eucleiton Neres Brito, Centro Universitário Luterano do Brasil Campus de Palmas-TO, Brasil.

Educação Fí­scia, Saúde Coletiva

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Publicado
2018-08-11
Como Citar
Brito, E. N., Silva, B. K. R., Quaresma, F. R. P., & Maciel, E. da S. (2018). Avaliação funcional por meio de exergame. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 12(76), 541-546. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1454
Seção
Artigos Científicos - Original

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