Conhecimento dos alunos do curso de Educação Física sobre treinamento resistido
Resumo
O estudo buscou identificar o nível de conhecimento sobre treinamento resistido (TR) e sua relação com a prática dessa modalidade em alunos dos anos iniciais e finais dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física de uma universidade no sul do Brasil. A amostra era composta por universitários de ambos os sexos (n=170), divididos em quatro grupos: alunos do primeiro e último ano dos cursos de bacharelado e licenciatura (diurno/noturno). Assim, foi utilizado um questionário composto por 30 questões fechadas, que propunha identificar o nível de conhecimento sobre TR. O instrumento era dividido em dois domínios (15 questões cada): anatomia-cinesiologia e princípios-métodos. O escore máximo possível era de 30 pontos (15 pontos por domínio), e para que fosse considerado como satisfatório, o escore deveria atingir o ponto de corte de 70% do escore máximo. Entre os alunos que praticavam TR, foi observada prevalência de prática superior a um ano (43,3%). Ainda, os estudantes do último ano dos cursos de licenciatura e bacharelado apresentaram escore total médio de 17,9 e 18,8 pontos (p>0,05). Todavia, os alunos ingressantes obtiveram escores total médio estatisticamente menores (10,6 e 13,5 anos, respectivamente; p<0,001) comparados com os formandos. Após as análises ajustadas, somente a etapa no curso de graduação (β=6,72; p<0,001) e o tempo de prática de TR (β =1,11; p=0,001) mantiveram associações significativas com o escore de conhecimento. Portanto, os resultados sugerem que os alunos do último ano do curso de bacharelado e licenciatura em Educação Física possuem um conhecimento igualmente insatisfatório sobre TR.
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