Análise do efeito agudo de jogos eletrônicos de movimento no equilíbrio de pessoas com deficiência intelectual e síndrome de Down: um estudo piloto
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar o efeito agudo dos Jogos Eletrônicos de movimento (JEMs) no equilíbrio em pessoas com SD e DI. A amostra foi por conveniência, sendo composta por 06 jovens adultos com DI e/ou SD (04 com DI e 02 com SD), com idade entre 21 e 37 anos que frequentavam uma Associação de Educação Especial no Estado de Goiás. Para a realização da pesquisa utilizou-se o console do Nintendo Wii e a plataforma Balance Board, o jogo adotado foi o "Soccer Heading". Foi utilizado também o teste de equilíbrio (Escala de Berg) pré e pós sessão do jogo. No tratamento dos dados utilizou-se o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 20.0 para Windows. O teste t pareado mostrou que houve diferença no teste de número 13 (F=7,35; p<0,04) e no escore final do teste (F=9,31; p=0,02). O manuseio dos JEMs contribuiu para a melhora da capacidade de equilíbrio oportunizando a interação com ambiente simulado por computador, disponibilizando o feedback aumentado em tempo real.
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