Efeitos dos exercícios educativos no desempenho de atletas amadores de corrida de rua: estudo piloto

  • Wagner da Silva Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
  • Renan de Andrade Bastos Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
  • Cilene Teofilo do Nascimento da Rocha Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
  • Jeferson Silva da Rocha Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
  • Rubem Machado Filho Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Raphael Almeida Silva Soares Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil
Palavras-chave: Corrida de Rua, Educativos de Corrida, Desempenho Atlético, Treinamento Físico

Resumo

Introdução: a corrida de rua ganha novos adeptos a cada dia no Brasil. As provas variam de 800 metros a 42, 195 metros. O desempenho atlético na corrida de rua é observado em indiví­duos com maior economia de movimento, ou seja, eles conseguem sustentar um baixo consumo de oxigênio numa determinada taxa de trabalho. Essa economia assume maior relevância durante corridas com longas distância. Os educativos de corrida são estratégias utilizadas por treinadores com objetivo de aprimorar a técnica do movimento e simular as fases da corrida. Objetivo: investigar os efeitos dos educativos de corrida na performance de atletas amadores. Materiais e Métodos: a coleta de dados foi pré e pós o perí­odo de treinamento 12 sessões experimentais, sendo três sessões por semana com o volume médio de 20 km semanais. O treinamento foi constituí­do de 5 minutos um aquecimento orgânico composto por exercí­cios de alongamentos gerais dos principais grupamentos musculares e leves exercí­cios calistênicos. Logo após, o grupo exercí­cio (GE) fez os exercí­cios de educativos para corrida. O grupo controle (GC) fez todos os procedimentos iguais ao GE, exceto os exercí­cios de educativo para corrida. Resultados: O GE apresentou melhora significativa em todas as variáveis, tendo aumento VO2 máximo (diferença média= 13,6 mL/kg.min; p=0.001), VM (diferença média= 3 Km/h; p=0.001), Distância (diferença média= 0,6 Km/h; p=0.001) resultando assim uma redução do RM (diferença média= -1.3 min/Km; p=0.002, além disso obteve correlação direta e significativa nas variáveis de desempenho atlético. Conclusão: Os achados no presente estudo indicam a efetividade do protocolo de treinamento, visto que ocorreram melhoras estatisticamente significantes em todas as variáveis investigadas.

Biografia do Autor

Wagner da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Renan de Andrade Bastos, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Cilene Teofilo do Nascimento da Rocha, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Jeferson Silva da Rocha, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

Raphael Almeida Silva Soares, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil

Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2021-10-10
Como Citar
da Silva, W., de Andrade Bastos, R., Teofilo do Nascimento da Rocha, C., Silva da Rocha, J., Filho, R. M., & Almeida Silva Soares, R. (2021). Efeitos dos exercícios educativos no desempenho de atletas amadores de corrida de rua: estudo piloto. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 14(93), 827-834. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2252
Seção
Artigos Científicos - Original