A participação do esporte escolar, pode aumentar a aptidão cardiorespiratória e a resposta cardiorespiratória ao exercício? Um estudo piloto em meninos de 14 e 15 anos
Resumo
Mesmo que os adolescentes pratiquem atividades físicas durante as aulas de educação física, isso não garante que vivenciem níveis de intensidade altos o suficiente para induzir adaptações fisiológicas, como o aumento da aptidão cardiorrespiratória. Este estudo teve como objetivo comparar a resposta cardiorrespiratória ao exercício, por meio da análise do consumo máximo de oxigênio dos parâmetros do limiar anaeróbio ventilatório e do ponto de compensação respiratória, de adolescentes do sexo masculino participantes apenas de EF ou em EF e esportes escolares (SS). 25 meninos de 14 a 15 anos participaram do estudo. Os alunos foram divididos em dois grupos, independentemente de praticarem apenas EF (grupo EF; n=9) ou EF e SS (grupo EF + SS; n=16). Peso, estatura e porcentagem de gordura corporal foram medidos. A resposta cardiorrespiratória ao exercício foi analisada em analisador de gases e realizada em esteira. O protocolo consistia em aumentos constantes e pequenos na velocidade e na inclinação. Para identificar os limiares ventilatórios, foram utilizadas combinações de critérios visuais e computadorizados. Foram comparados, o teste t de Student. Os escolares do grupo PE + SS apresentaram VO2 (mL / kg / min) e velocidade (p=0,001) maiores do que o grupo PE nos parâmetros VO2 máx, VAT e PCR. Apenas no VAT, o grupo PE + SS apresentou% VO2 max maior (p=0,033) do que o grupo PE. Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos. Os estímulos gerados durante o SS, juntamente com as aulas de EF podem ter um efeito significativo na aptidão cardiorrespiratória dos alunos, nos parâmetros submáximos e máximos.
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