O treinamento de 4 semanas de pliometria promove a melhoria no teste de impulsão horizontal na equipe adulta de voleibol masculino da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

  • Patrí­cia Pires Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Licenciada em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Goiás
  • Antonio Coppi Navarro Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho - Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio
Palavras-chave: Voleibol, Pliometria, Salto Horizontal, Performance

Resumo

Introdução: O voleibol apresenta movimentos em seus fundamentos básicos, que envolvem como fator importante de sucesso ou fracasso a impulsão. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo verificar as alterações no desempenho do teste de salto horizontal da equipe de voleibol da Universidade Salgado de Oliveira submetido a 4 semanas de treinamento de pliometria com uma freqüência de três vezes por semana. Materiais e métodos: O trabalho foi realizado por 7 jogadores com média de faixa etária de 28 anos, utilizou-se o teste de impulsão horizontal com e sem ajuda dos membros superiores para aferir as medidas com ajuda de fita métrica e fita adesiva e durante os treinamentos foi utilizado materiais como a quadra, arquibancadas do ginásio e relógio com cronômetro. Resultado: no teste pré-treino a média obtida no salto sem ajuda dos membros superiores, em centímetros, foi de 1,80 e no salto com ajuda dos membros superiores a média em centímetros foi de 2,33. Após o treinamento pliométrico a média, em centímetros, obtida no salto sem ajudados membros superiores foi de 1,90 e no salto com ajuda dos membros superiores a média em centímetros foi de 2,36. Os dados em porcentagem dos testes pós-treinamento apresentaram aumentos com média para o salto horizontal sem ajuda dos membros superiores de 5,93% e para o salto horizontal com ajuda dos membros superiores a média de 1,91%. Conclusão: O estudo demonstrou que o trabalho pliométrico apresenta eficiência na melhoria da impulsão horizontal para os jogadores de voleibol.

Referências

-Borin, J.P.; Baillo, G.; Del Bem, H.; Padovani, C.R.; Padovani, C.R.P.; Vieira, N.A.; Fernandes, M.; Trevisan, D. Alterações de Indicadores Neuromusculares em Diferentes Momentos da Periodização em Atletas de Voleibol. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 1. Num. 3. 2007. p. 13 –20.

-García, J.E.; Aparicio, F.; Oliveira, J.; Rodriguez, C. El Efecto Acumulado de un Programa de Entrenamiento de Saltos en Jugadoras de Voleibol de Cadetes Mayores. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 10. Num. 69. 2004.

-Guedes Neto, C.L.; Mocroscki, C.L.; Abreu de Andrade, P.J.; Maior, A.S.; Simão, R. A Atuação do Ciclo Alongamento-Encurtamento Durante Ações Musculares Pliométricas. Journal of Exercise and Sport Sciences. Paraná-PR. Vol. 1. Num. 1. 2005. p. 13 –24.

-López, D.G.; Alonso, J.A.H.; Fernández, J.A.P. Metodología del Entrenamiento Pliométrico. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física e El Deporte. Vol. 3. Num. 12. 2003. p. 190 –204.

-Moura, N.A. Recomendações Básicas para a Seleção da Altura de Queda no Treinamento Pliométrico. Boletin IAAF. Santa Fé. Num. 12. 1994.

-Riaño, H.B.; Bermont, Z.C. Pliometría, más que una técnica de multisaltos. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 10. Num. 73. 2004.

-Rodrigues Filho, J.R. Treinamento de Força Explosiva para Jovens Atletas de Tênis de Campo: Pliometria para Membros Inferiores. Movimento e Percepção. Espírito Santo do Pinhal –SP. Vol. 8. Num. 11. 2007. p. 155 –168.

-Rossi, L.P.; Brandalize, M. Pliometria Aplicada à Reabilitação de Atletas. Revistas Salus. Paraná –PR. Vol. 1. Num. 1. 2007. p. 77 –85.

Publicado
2011-12-31
Como Citar
Pires, P., & Navarro, A. C. (2011). O treinamento de 4 semanas de pliometria promove a melhoria no teste de impulsão horizontal na equipe adulta de voleibol masculino da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(21). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/251
Seção
Artigos Científicos - Original