O efeito do treinamento resistido na composição corporal e qualidade de vida em um adolescente com deficiência intelectual moderada (f-71): um estudo de caso
Resumo
Observando o atual cenário, os deficientes intelectuais buscam cada vez mais espaço na sociedade e o exercício físico é um dos meios de inclusão para eles. O estudo teve como objetivo conhecer o efeito do treinamento resistido na e composição corporal e qualidade de vida em um adolescente com deficiência intelectual moderada (F-71). Trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e abordagem quantitativa. Participou do estudo um adolescente com idade de 17 anos residente em Patos-PB. Como instrumentos foi utilizado uma balança digital, um estadiometro e um adipômetro que coletou dados da composição corporal do pesquisado, que foram analisados no programa Body Move. Para a avaliação da qualidade de vida foi aplicado o questionário do WHOQOL-bref-ID-proxy, que foi aplicado com o responsável legal do adolescente pré e pós-intervenção., e a análise do questionário de qualidade de vida foi feita no programa EXCEL 2016, onde foram colocados todos os dados coletados no questionário. Constatou-se após os 3 meses de intervenção que a massa corporal do adolescente que estava em 100,6kg no pré intervenção teve a pós-intervenção uma redução de 3kg ficando com 97,6kg. Já em relação ao percentual de gordura teve uma redução de 1,6% após intervenção. Os dados obtidos da avaliação da qualidade de vida pós-intervenção mostram que o participante teve uma evolução em relação com a pré intervenção. Assim conclui-se que o treinamento resistido causa um efeito positivo tanto na composição corporal quanto na qualidade de vida de um deficiente intelectual.
Referências
-Alghadir, A. H.; Gabr, S. A. Impacto da atividade física no desenvolvimento motor e biomarcadores de estresse oxidativo em escolares com deficiência intelectual. Revista da Associação Médica Brasileira. Vol. 66. 2020. p. 600-606.
-Cartolano, F. P. Qualidade de vida na pessoa com deficiência intelectual: percepção do indivíduo. Dissertação de Mestrado em Ciências. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2019.
-Fleck, J. S.; Kraemer, J.W. Fundamentos do treinamento de força muscular. 4ª edição. Artmed. 2017.
-Freitas, P. S.; Cidade, R. E. A. Noções sobre educação física e esporte para pessoas portadoras de deficiência: uma abordagem para professores de 1º e 2º graus. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia. 1997. 86p.
-Luckasson, R.; Borthwick-Duffy, S.; Buntinx, W. H. H.; Coulter, D. L.; Craig, E. M.; Reeve, A. E Snell, M. E. Mental Retardation - definition, classification, and systems of support. Washington, DC: American Association on Mental Retardation. 2002.
-Marques, L. R. Influência do exercício físico na promoção da qualidade de vida do deficiente intelectual. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2013.
-Meireles, A.M.C. A influência de um programa de atividade física na aptidão física e na composição corporal de indivíduos com deficiência intelectual e síndrome de down. Dissertação de Mestrado. U. PORTO. Porto. 2012.
-Missel, A.; Costa, C. C.; Sanfelice, G. R. Humanização Da Saúde E Inclusão Social No Atendimento De Pessoas Com Deficiência Física. Trabalho, Educação e Saúde. Vol. 15. Num. 2. 2017. p.575-597.
-Pestana, M. B.; Barbieri, F. A.; Vitório, R.; Figueiredo, G. A.; Castro, E. M. Efeitos do exercício físico em adultos com deficiência intelectual: uma revisão sistemática. Journal of Physical Education. Vol. 29. 2018.
-Raulino, A. G. D.; Barros, J. F. Estudo do comportamento da composição corporal em homens portadores de deficiência mental no Distrito Federal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 10. Num. 4. 2002. p. 63-70.
-Raulino, A. G. D.; Brito, C. J.; Barros, J. F. Efeito do treinamento com peso nas atividades da vida diária em deficientes intelectuais. Revista Brasileira de Ciência do Esporte. Vol. 36. Num. 2. 2014. p. 513-525.
-Rosadas, S. C. Atividade Física Adaptada e Jogos Esportivos para o Deficiente: eu posso. Vocês duvidam?. Rio de Janeiro. Atheneu. 1989.
Copyright (c) 2023 Whashington da Nóbrega Targino, Kaliane Alves Benicio Soares, Divanalmi Ferreira Maia, Sêmio Wendel Martins de Melo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).