Estilo de vida e saúde mental de adolescentes da microrregião de Joaçaba
Resumo
Este estudo tem como objetivo Investigar o estilo de vida e a saúde mental dos adolescentes da microrregião de Joaçaba. Estudo epidemiológico de delineamento transversal quantitativo. A amostra foi de 1.769 adolescentes de 12 a 15 anos, sendo 844 (47,71%) do sexo feminino e 925 (52,29%) do sexo masculino. Os dados foram coletados por meio de questionários. Para mensurar os sintomas de depressão e ansiedade foi utilizada a Escala proposta pelo Hospital Anxiety and Depression (HAD) (Botega et al. 1995). Para a verificação do estilo de vida foi utilizado o questionário auto administrado: Estilo de Vida Fantástico, proposto pela Sociedade Canadense para a Fisiologia do Exercício (CSEP, 1994). Para o tratamento estatístico foi utilizado média, desvio padrão e correlação de Pearson, considerando p<0,05. No estilo de vida foram encontrados 359 adolescentes com classificação necessita melhorar e ruim. Por outro lado, 1410 adolescentes apresentaram classificação bom, muito bom e excelente. Nos sintomas de ansiedade foi identificado resultado provável em 374 adolescentes e 219 nos sintomas de depressão. Os adolescentes que apresentaram classificação no estilo de vida necessita melhorar demonstraram as maiores médias de pontuação para sintomas de ansiedade e depressão com 11,5 e 10,86 pontos respectivamente. Tanto para a ansiedade como depressão os resultados foram significativos quando comparados com o estilo de vida (p<0,05). Na microrregião de Joaçaba, os adolescentes apresentam frequência elevada de sintomas de ansiedade e depressão e uma relação significativa com o estilo de vida, trazendo preocupações com o futuro desses adolescentes, em relação à sua saúde.
Referências
-Bezerra, M. A. A.; e colaboradores. Estilo de vida e qualidade do sono de escolares. Biomotriz. Vol. 13. Núm. 1. 2019.
-Black, D. W.; Grant, J. E. Guia para o DSM-5: complemento essencial para o manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed. 2015.
-Botega, N.J.; Bio, M.R.; Zomignani, M.A.; Pereira, W.A.B. Transtornos do humor em enfermaria de clínica médica e validação de escala de medida (HAD) de ansiedade e depressão. 1995.
-CSEP. Canadian Society for exercise Physiology. Vol. 15. 1994. 198-210 p.
-Felício, F. J.; e colaboradores. Refletindo sobre a depressão e a ansiedade no contexto escolar. Revista Interfaces. Vol.8. Núm.1. 2018.
-Gómez-Baya, D.; Mendoza, R.; Paino, S.; Sanchez, A.; Romero, N. Latent growth curve analysis of gender differences in response styles and depressive symptoms during mid-adolescence. Cognitive therapy and research. Vol. 41. Núm. 2. p.289-303. 2017.
-Lima, S. M.; Krug, M. R. Estudo do perfil do estilo de vida de estudantes do ensino fundamental. Revista Digital Educação Física e Desporto. Buenos Aires. Núm. 225. p. 1-1. 2017
-Luiz, R. R.; Magnanini, M.M.F. A lógica da determinaçäo do tamanho da amostra em investigaçöes epidemiológicas. Cad. saúde colet. p. 9-28. 2000.
-Luz, R. T.; e colaboradores. Estilo de vida e a interface com demandas de saúde de adolescentes. Revista Mineira de Enfermagem. Vol. 22. p.1-7. 2018.
-Luz, R. T.; Coelho, E. A. C.; Teixeira, M. A.; Barros, A. R.; Carvalho, M. F. A. A.; Almeida, M. S. Saúde mental como dimensão para o cuidado de adolescentes. Revista Brasileira de Enfermagem 71. supl. 5. p. 2087-2093. 2018.
-Martins, M. D. G. Estilos de vida e saúde mental dos estudantes do ensino superior: comparação entre os estudantes portugueses e africanos. Tese de Doutorado. Instituto Politecnico de Braganca. Portugal. 2018.
-Reardon, T.; Harvey, K.; Baranowska, M.; O’Brien, D.; Smith, L.; Creswell, C. What do parents perceive are the barriers and facilitators to accessing psychological treatment for mental health problems in children and adolescents? A systematic review of qualitative and quantitative studies. European Child & Adolescent Psychiatry. Vol. 26. p. 623-647. 2017.
-Rodriguez Añez, C.R.; Reis, R.S.; Petroski, E.L. Versão brasileira do questionário “estilo de vida fantástico”: tradução e validação para adultos jovens. Arq Bras Cardiol. Vol. 91. Núm. 2. p.102-9. 2008.
-Soares, L. S.; e colaboradores. Lifestyle and health risks to adolescents and young people/Estilo de vida e riscos à saúde de adolescentes e jovens. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online. Vol. 11. Núm. 4. p. 1025-1030. 2019.
Copyright (c) 2023 Jenifer Hofmann, Adriano Alberti, Matheus Uba Chupel, Leoberto Ricardo Grigollo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).