Atividade física, qualidade do sono e saúde mental em escolas: revisão sistemática

  • Débora Ferreira Moraes Guimarães Universidade Federal do Maranhão
  • Antonio Coppi Navarro Postgraduate Master's Program in Physical Education, Federal University of Maranhão, São Luís, Maranhão, Brazil
Palavras-chave: Atividade Física, Sono, Saúde Mental, Escolares

Resumo

Objetivo: O objetivo foi revisar a literatura científica sobre os efeitos da atividade física, do sono e da saúde mental em escolares. Materiais e Métodos: O estudo é do tipo revisão sistemática de literatura sobre artigos científicos em revistas científicas alocadas nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online - Scielo.Org; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs; Dialnet; Red Iberoamericana de Innovación e Conocimiento Científico - Redib; Web of Science; Medline/Pubmed. Resultados: Foi encontrados144 artigos com os termos utilizados na busca, após leitura dos artigos foram inseridos 123 artigos nos critérios de exclusão e 21 nos critérios de inclusão. Discussão: Nos 21 artigos selecionadas foi utilizado como amostra um total de 13.150 escolares, com idade mínima de 6 anos e máxima de 19 anos, sendo utilizados como instrumentos de investigação diversos procedimentos. Conclusão: Conclui-se que fatores diversos podem interferir na quantidade e qualidade do sono, na quantidade de horas de sono, na prática de atividade física e na saúde mental dos escolares, mas que devemos realizar mais estudos para ver como o estresse escolar tem relação tanto com a baixa qualidade do sono quanto com a quantidade de atividade física dos escolares.

Referências

-Aguero, S.D.; Giraldo, G.C.; Guerra, J.B. Relationship between nutritional status and sleep duration in Chilean school-age children. Arquivos Latino-americanos de Nutrição. Vol. 67. Núm. 1. 2017.

-Aguero, S.D.; Rivera, P.H.M. Association between the amount of sleep and obesity in Chilean schoolchildren. Archivos Argentinos de Pediatria. Vol. 114. Núm. 2. 2016.

-Álvarez, C.; Campillo, R.R.; Floody, P.D.; Martínez, A.M.A.; Lucia, A.; Salazar, C. Low sleep time is associated with higher levels of blood pressure and fat mass in Amerindian schoolchildren. American journal of human biology. Vol. 32. Núm. 4. 2019.

-Bahia, M.G.; Soares, V.; Winck, J.C. Impacto da higiene do sono em doentes com síndroma de apneia obstrutiva do sono. Revista Portuguesa de Pneumologia. Vol. 7. Núm. 2. 2006.

-Bastos, J.P.; Araujo, C.L.; Hallal, P.C. Prevalence of insufficient physical activity and associated factors in Brazilian adolescents. J Phys Act Health. Vol. 5. Núm.777. 2008.

-Boscolo, R.A.; Sacco, I.C.; Antunes, H.K.; Melo, M.T.M.; Tufik, S. Avaliação do padrão de sono, atividade física e funções cognitivas em adolescentes escolares. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 7. Núm. 1. 2007.

-Braz, S.; Neumann, B.R.G.; Tufik, S. Avaliação dos distúrbios do sono: elaboração e validação de um questionário. Revista ABP-APAL/Associação Brasileira de Psiquiatria - Asociación Psiquiatrica de la America Latina. São Paulo. Vol. 9. Núm. 9. 1987.

-Bruusgaard, D.; SmedbraÊten, B.K.; Natvig, B. Bodily pain, sleep problems and mental distress in schoolchildren. Acta Pediatrica. Vol. 89. 2000.

-Caspersen, C.J.; Powell, K.E.; Christenson, G.M. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distictions for healthy-related research. Public Health Reports. Vol. 100. Núm. 2. p. 126-131. 1985.

-Christoph, M.J.; Toussaint, D.S.G.; Baingana, R.; Ntambi, J.M. Physical Activity, Sleep, and BMI Percentile in Rural and Urban Ugandan Youth. Annals of Global Health. Vol. 38. Núm. 2. 2017.

-Felden, E.P.G.; Ferrari Junior, G.J.; Andrade, R.D.; Claumann, G.S.; Pelegrini, A.; Teixeira, C.S. Fatores associados à baixa duração do sono em universitários ingressantes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. Núm. 4. 2015.

-Ferrari Junior, G.J.; Pinto, A.A.; Pelegrini, A.; Barbosa, R.M.S.P.; Nahas, M.V.; Feden, E.G.P. A baixa duração do sono está associada com a inatividade física em adolescentes Amazonenses? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 22. Núm. 4. 2017.

-Galna, B.; Peters, A.; Murphy, A.; Morris, M. Obstacle crossing deficits in older adults: as systematic review. Gait and Posture. Vol. 30. Num. 3. p. 270-275. 2009.

-Gerber, M.; Endes, K.; Herrmann, C.; Colledge, F.; Brand, S.; Donath, L. A aptidão física protege a relação entre estresse psicossocial, diâmetros dos vasos retinais e pressão arterial entre os alunos da escola primária? BioMed Research International. 2016.

-Gerber, M.; Endes, K.; Herrmann, C.; Colledge, F.; Brand, S.; Donath, L.; Condicionamento físico, estresse e composição corporal em escolares de escola primária. Medicine & Science in Sports & Exercise. Vol. 49. Núm. 3. 2017.

-Giugliano, R.; Carneiro, E. C. Fatores associados a obesidade em escolares. Jornal de Pediatria. Vol. 80. Núm. 1. 2004.

-Gomes, I.S.; Caminha, I.O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento. Vol. 20. Núm. 1. P.395-411. 2014.

-Gustafsson, M.L.; Laaksonen, C.; Aromaa, M.; Asanti, R.; Heinonen, O. J.; Koivusilta, L. Association between amount of sleep, daytime sleepiness and health- related quality of life in schoolchildren. Journal of Advanced Nursing. Vol. 71. Núm. 2. 2015.

-Lazzoli, J.K.; Nóbrega, A.C.L.; Carvalho, T.; Oliveira, M.A.B.; Teixeira, J.A.C.; Leitão, M.B. Atividade física e saúde na infância e adolescência. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 4. Núm. 4. 1998.

-Legnani, R. F. S. Elaboração, validação e aplicação de um questionário via web para avaliar os comportamentos relacionados à saúde em escolares. Tese de Doutorado em Educação Física. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2015.

-Li, D.; Liu, D.; Wang, X.; He, D. Ronco habitual autorrelatado e risco de doença cardiovascular e mortalidade por todas as causas. Atherosclerosis. Vol. 235. Núm. 1. p. 189-195. 2014.

-Lima, T.R.; Zanelatto, C.; Bastos, J.; Vasconcelos, F.A.G.; Silva, D.A.S. Sociodemographic and behavioral characteristics of obese students with sleep problems in Southern Brazil. Revista de Nutrição. Vol. 31. Núm. 3. 2018.

-Lopez Sanchez, G. F.; Lopez Sanchez, L.; Suarez, A.D. Efeitos de um programa de atividade física na qualidade do sono de escolares com TDAH. Edit. um-ediciones Universidade de Murcia. Vol. 5. Núm. 1. 2015.

-Manholer, A.G.; Legnani, R.F.; Legnani, E. Atividade Física, Status de Peso Corporal e Horas de Sono em Escolares. Caderno de Educação Física e Esporte. Vol. 14. Núm. 2. 2016.

-Muller, M.R.; Guimarães, S.S. Impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia. Vol. 24. Núm. 4. 2007.

-Navarro, D.N.; Navarro, A.C. Quantificação e qualificação de estudos científicos sobre o ensino de química-eletroquímica. 12º Congresso Nacional de Iniciação Científica. 2012.

-O'Dea, J.A.; Dibley, M.J.; Rankin, N.M. Low sleep and low socioeconomic status predict high body mass index: a 4-year longitudinal study of Australian schoolchildren. Pediatric Obesity. Vol. 7. Núm. 4. 2012.

-Orden, A.B.; Lamarque, M.S.; Chan, D.; Mayer, M.A. Short sleep and low milk intake are associated with obesity in a community of school aged children from Argentina. American Journal of Human Biology. Vol. 31 Núm.3. 2019. DOI: 10.1002/ajhb.23224

-World Health Organization. Saúde Mental. Retirado de: https://pensesus.fiocruz.br/saude-mental. 2015. Acessado em 12/05/2020.

-Riso, E.M.; Kull, M.; Mooses, K.; Jurimae, J. Physical activity, sedentary time and sleep duration: associations with body composition in 10-12-year-old Estonian schoolchildren. BMC Public Health. Vol. 18. Núm. 496. 2018.

-Rombaldi, A. J.; Soares, D. G. Indicadores da prática de atividade física e da qualidade do sono em escolares adolescentes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 38. Núm. 3. 2016.

-Ropke, L.M.; Souza, A.G.; Bertoz, A.P.M.; Adriazola, M.M.; Ortolan, E.V.P. Efeito da atividade física na qualidade do sono e qualidade de vida: revisão sistematizada. Archives of Health Investigation. Vol. 6. Núm. 12. 2017.

-Sawa, S.; Hashizume, K.; Abe, T. Pathway linking physical activity, sleep duration, and breakfast consumption with the physical/psychosocial health of schoolchildren. Jornal of Child Health Care. Vol. 1. Núm. 13. 2019.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K.; Silverman, S.J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6ª edição. Porto Alegre. Artmed. 2012. 478p.

-Vilela, T.S.; Bittencourt, L.R.A.; Tufik, S.; Moreira, G.A. Factors influencing excessive daytime sleepiness in adolescents. Jornal de Pediatria. Vol. 92. Núm. 2. 2016.

-Warren, C.; Riggs, N.; Pentz, M.; Executive function mediates prospective relationships between sleep duration and sedentary behavior in children. Preventive medicine. Vol. 91. 2016.

Publicado
2023-01-15
Como Citar
Guimarães, D. F. M., & Navarro, A. C. (2023). Atividade física, qualidade do sono e saúde mental em escolas: revisão sistemática. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 17(107), 1-13. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2655
Seção
Artigos Científicos - Original