Tempo habitual de atividade física de universitários durante as fases do curso de Educação Física na cidade de Torres - RS
Resumo
Introdução: Os estudantes de Educação Física devem considerar a importância do seu futuro trabalho e, desde a fase universitária, ampliar seus conceitos sobre saúde, aplicando-o a sua própria rotina. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar o tempo habitual de atividade física desses universitários, observando se a fase do curso em que o aluno se encontra influencia neste comportamento. Materiais e Métodos: Participaram da amostra 84 alunos (destes, 34 mulheres), distribuídos pelas 3 fases do curso (Fase 1: 1 e 2 semestres; Fase 2: 3, 4 e 5 semestres e Fase 3: 6, 7 e 8 semestres). Os testes incluíram as medidas de Índice de Massa Corporal, Relação Cintura-Quadril e a aplicação do IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) versão 8.0 -longa. Os dados foram analisados dentro do intervalo de confiança de 95% para as variáveis descritivas. A associação entre as variáveis quantitativas foi estimada através do Coeficiente de Correlação de Pearson (r), Análise de Variância –ANOVA e Análise Multivariada (MANOVA) sendo consideradas significativas quando p< 0,05 (Zar,1999). A estatística proporcional descritiva foi considerada na análise final dos dados. Resultados e Discussão: Ao relacionar fase, gênero, valores de IMC e RCQ, não foi observada diferença significativa entre as fases e as outras variáveis. Conclusão: Concluiu-se que os estudantes já incorporaram em sua rotina a prática de exercícios físicos e mantém níveis saudáveis em suas medidas antropométricas.
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