Parâmetros de inclusão do educador físico no Programa Saúde da Família (PSF) para trabalhar na prevenção e tratamento de pacientes hipertensos
Resumo
Introdução: Este estudo discute a inclusão do Educador Físico no Programa Saúde da Família. Objetivo: O Presente Trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da inclusão do profissional de Educação Física no Programa Saúde da Família, atuando na adoção e introdução do exercício no estilo de vida mais ativo da população, como meio de prevenir e tratar de algumas doenças crônico -degenerativas como a hipertensão. Materiais e Métodos: O estudo se caracterizou como tipo descritivo. A amostra constou de 87 sujeitos, sendo 63 mulheres e 24 homens, portadores de hipertensão, cadastrados nas três unidades do Programa Saúde da Família em uma cidade no alto sertão da Paraíba-PB. Foi realizada uma entrevista com questões abordando a patologia, hábitos de saúde e atividade física. Utilizou-se estatística descritiva no tratamento dos dados. Resultados e Discussão: A única atividade física praticada foi à caminhada, onde 35 dos hipertensos praticam, sendo 25 mulheres e 10 homens. Isso expressa que a população já começou a incorporar a prática de um exercício físicocomo meio de melhorar a saúde, embora 57 sujeitos da amostra não são praticantes e nenhum dos sujeitos dispõe da orientação de um profissional de Educação Física. Conclusão: Sendo assim o estudo demonstra a importância do profissional de Educação Física ser integradoà equipe multidisciplinar do programa Saúde da Família atuando na prevenção e no tratamento da hipertensão.
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