Atendimento ao cliente pelos profissionais de educação física da área fitness durante um dos auges da pandemia da covid-19 no Brasil
Resumo
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou sobre a existência de uma pandemia da doença COVID-19, causadora de alterações sistêmicas, principalmente respiratórias. Dentre as medidas de prevenção recomendadas pela OMS e governos responsáveis, o distanciamento físico foi adotado, inclusive no Brasil. Neste contexto, as academias de ginástica e alguns tipos de práticas corporais da área fitness sofreram limitações, podendo impactar negativamente nos aspectos socioeconômico e de saúde. Diante dessa situação, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de atendimento dos profissionais de Educação Física da área fitness durante o mês de fevereiro de 2020 e durante a pandemia da covid-19, mais precisamente em junho de 2020. Para tanto um questionário com perguntas sociodemográficas e relacionadas ao trabalho foi aplicado através por meio da plataforma LimeSurvey, aos profissionais triados via Instagram e Facebook, que demonstraram interesse em participar do estudo. De um modo geral, observou-se uma redução dos profissionais que atendiam predominante três pessoas por sessão treino e aumento dos que atendiam predominante uma sessão de treino, redução dos tipos de prescrição de treinamento, além de uma redução mais relevante das práticas comumente realizadas em ambientes fechados e que dependiam de maiores recursos materiais frente aquelas que demandavam menos recursos, como o exercício calistênico. Além disso, foi observado um aumento do uso de tecnologias digitais. Conclui-se que ocorreram mudanças quanto à prescrição e prática de exercícios físicos durante a pandemia, tornando as práticas mais individualizadas, com aumento da sua realização no ambiente domiciliar e com uso de menos recursos materiais no período da pandemia.
Referências
-American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforço e sua Prescrição. 10ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2018.
-Araujo Júnior, J. A.; Mendonça, G.; Toscano, J. J. O. Atuação das academias de ginástica durante a pandemia da COVID-19. Scientiae Plena. Vol. 16. Num. 10. 2020. p. 102801. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.102801
-Bezerra, A. C. V.; Silva, C. E. M.; Soares, F. R. G.; Silva, J. A. M. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva. Vol. 25. Supl. 1. 2020. p. 2411-2421. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020
-Caetano, R.; Silva, A. B.; Guedes, A. C. C. M.; Paiva, C. C. N.; Ribeiro, G. R.; Santos, D. L.; Silva, R. M. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública. Vol. 36. Num. 5. 2020. p. e00088920. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00088920
-Carvalho, F. F. B.; Silva, R. G.; Oliveira, R. B. A essencialidade das academias de ginástica para a saúde diante da pandemia de COVID-19 no Brasil. Rev. Bras. Ativ. Saúde. Vol. 25. 2020. p. e0116. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0116
-Christofoletti, A. E. M.; Fukushima, R. L. M.; Nunes, H. F. P.; Borba-Pinheiro, C. J.; Metzner, A. C.; Fernandes, M. M.; Drigo, A. J. Diretrizes para atuação de profissionais de educação física no contexto da COVID-19. Motricidade. Vol. 18. Num. 2. 2022. III SINAL - International Symposium on Physical Activity and Combat Sports. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/issue/view/1375 Acesso 03 Out 2022.
-CREF-1. Conselho Regional de Educação Física - 1. Profissionais de Educação Física conquista reconhecimento na COB. 2020. Disponível em: https://cref1.org.br/educacao-fisica/minha-profissao/profissionais-de-educacao-fisica-conquistam-reconhecimento-na-cbo/. Acesso 18/09/2022.
-Ferreira, D. S.; Maciel, N. S.; Chaves, G. S.; Joaquim, D. C.; Luzia, F. J. M.; Costa E. C. Telessaúde no contexto da pandemia da COVID-19: Revisão de escopo. Rev. Enferm. Atual In Derme. Vol. 95. Num. 34. 2021. p. e-021087. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2021-v.95-n.34-art.1015
-França, E. F.; Macedo, M. M.; França, T. R.; Cossote, D. F.; Gonçalves, L.; Santos, P. A. C.; Miyake, G. M. Triagem de saúde para participação nos programas de exercício físico pós-pandemia de COVID-19: uma ação necessária e emergente ao profissional de educação física. Interam J Med Health. Vol. 3. 2020. p. e202003050. Disponível em: https://iajmh.com/iajmh/article/view/144/168. Acesso 03/10/2022.
-Freitas, M.; Graciano, M. M. C.; Pereira, M. R.; Moura, R. P. Telemedicina durante a pandemia da COVID-19 – um programa de educação médica. Ead em Foco. Rio de Janeiro. Vol, 12. Num. 1, 2022. p. e1748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1748
-Knuth, A. G.; Carvalho, F. F. B.; Freitas, D. D. Discursos de instituições de saúde brasileiras sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Ativ. Fis. Saúde. Vol. 25. 2020. p. e0122. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0122
-Novaes, C. R. M. N.; Wanderley, F. A. C.; Falcão, I. M.; Alves, R. B.; Lima, A. T.; Soares, M. C. B. Protocolo de atividade física remoto para grupos de academia da saúde e estratégia de saúde da família. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde. Vol. 25. p. e0167 2020. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0167
-PAHO. Panamerican Health Organization. Histórico da pandemia de COVID-19. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em 18/09/2022.
-SBAF. Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Nota da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde sobre a realização de atividades físicas e práticas corporais no contexto atual de pandemia da Covid-19. 2020. Disponível em: http:// https://sbafs.org.br/noticia&id=74. Acesso em 18/09/2022.
-Sousa, P. H.; Cruz, F. N. I.; Lima, D. L. F.; Garrido, N. D. Comparação do impacto da pandemia da COVID-19 entre profissionais de educação física no nordeste e no sul do Brasil. Motricidade. Vol. 18. Num. 2. 2022. III SINAL - International Symposium on Physical Activity and Combat Sports. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/issue/view/1375 Acesso 03/10/2022.
-Sousa, G. M. O.; Kogure, G. S.; Oliveira, A. M. Z.; Ribeiro, V. B. Impacto da pandemia por COVID-19 sobre as atividades das academias de ginástica. Research, Society and Development. Vol. 11. Num. 10. 2022a. p. e442111033131. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.33131
-Souza, M. O.; Silva, A. C. S.; Almeida, J. R.; Santos, J. F. M.; Santana, L. F.; Nascimento, M. B. C.; Souza, E. C. Impactos da COVID-19 na aptidão cardiorrespiratória: exercícios funcionais e atividade física. Rev. Bras. Ativ. Saúde. Vol. 25. 2020. p. e0171. DOI: https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0171
-Tozetto, M. F. R.; Borges, L. J. Percepção dos idosos sobre as aulas online de atividade física ofertadas por um projeto extensionista durante a pandemia. Revista Extensão em Foco. Num. 23 (Especial). 2021. p. 186-201. DOI: https://doi.org/10.5335/rbceh.v18i3.13621
-WHO. World Health Organization. Conselhos sobre doença coronavírus (COVID-19) para o público. 2021. Disponível em: https://www.who.int/pt/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public. Acesso em 18/09/2022.
Copyright (c) 2023 Victor Barbosa Ribeiro, Higino Carlos Hahns-Júnior, Tatiana Santos, Andressa de Oliveira Ribeiro, Gislaine Satyko Kogure
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).