Os motivos que levam as pessoas à prática de exercí­cios fí­sicos

  • Rogério Ohf Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama - Filho em Fisiologia do Exercí­cio: Prescrição do Exercí­cio Fí­sico. Graduação em Educação Fí­sica pelo Instituto Educacional Luterano Bom Jesus IELUSC
  • Tadiana Maria Alves Moreira Docente do curso de Educação Fí­sica do Instituto Educacional Luterano Bom Jesus IELUSC
Palavras-chave: Exercícios físicos, Academias

Resumo

O objetivo geral desde estudo foi analisar os motivos que levam as pessoas a praticarem exercícios físicos e os objetivos específicos foram: identificar as principais modalidades realizadas pela população da maxi academia; comparar os motivos que levam as pessoas a praticarem exercícios físicos de acordo com a faixa etária. A pesquisa é caracterizada com descritiva, a população participante desde estudo foram alunos matriculados na Maxi academia da cidade de Joinville-SC, a amostra foi de 92 alunos divididos em 5 grupos: grupo 1 aluno de 18 a 29 anos, grupo 2 alunos de 30 a 39 anos, grupo 3 alunos de 40 a 49 anos, grupo 4 alunos de 50 a 59 anos, e grupo 5 alunos de 60 anos ou mais. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. De acordo com objetivo geral desde estudo a maioria dos alunos faz exercício físico para melhorar ou manter a saúde e qualidade de vida e melhorar o condicionamento físico. Entre os objetivos específicos a maioria dos alunos faz somente musculação ou mais de uma modalidade, e referente à faixa etária os objetivos principais encontrados pelos praticantes não diferem entre eles, tanto os jovens e os adultos e idosos se preocupam com a saúde e qualidade de vida. Com este estudo conclui-se que as pessoas estão mais preocupadas em manter uma saúde e qualidade de vida para o dia a dia de suas vidas. Sugerem-se mais estudos com os mesmos objetivos em diferentes locais do Brasil.

Referências

-Barbanti, V. J. Dicionário de Educação Física e Esporte. 2 edição. Barueri SP. Manole. 2003.

-Gonçalves, A.; Vilarta, R. Qualidade de Vida e Atividade Física: Explorando Teorias e Práticas. Barueri SP. Manole. 2004.

-Gonçalves, M.L.; Baldin,N.; Zanotelli, C.T.; Carelli, M.N.; Franco, S.C. Fazendo Pesquisa: Do Projeto à Comunicação Científica. Joinville SC. Univille, 2004.

-Guiselini, M. Aptidão Física Saúde Bem Estar: fundamentos teóricos e exercícios. 2 ed. São Paulo. Phorte, 2006.

-Guedes, D.P. Musculação: Estética e Saúde Feminina. São Paulo. Phorte, 2003.

-Nahas, M. V. Atividade Física e Qualidade de Vida: Conceitos e Sugestões Para um Estilo de Vida Ativo. 3 edição. Londrina. Midiograf. 2003.

-Oliveira, R.J. Saúde e Atividade Física: Algumas Abordagens Sobre Atividade Física Relacionadas à Saúde. Rio de Janeiro. Shape. 2005.

-Saba, F. K. F. A prática do Exercício Físico em Academias. São Paulo. Manole, 2001.

-Tahara, A.K.; Schwartz, G.M.; Silva, K.A. Aderência e manutenção da prática de exercício físico em academias. Revista Brasileira de Ciências do Movimento Humano. Brasília. Vol. 11. Num. 4. 2003. p. 7-12.

-Thomas, J.R.; Nelson, J.K. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 3 edição. Porto Alegre. Artmed. 2002.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Ohf, R., & Moreira, T. M. A. (2012). Os motivos que levam as pessoas à prática de exercí­cios fí­sicos. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(23). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/272
Seção
Artigos Científicos - Original