Índice de doenças cardiovasculares em pacientes submetidos à necropsia no serviço de verificação de óbito

  • Adriano Eugenio Vittore Faculdades Integradas São Pedro - FAESA. Curso de Enfermagem - Vitória/ES
  • Danilo Ferraz Aguiar Faculdades Integradas São Pedro - FAESA. Curso de Enfermagem - Vitória/ES
  • Daniel Nogueira Folador Secretaria Municipal de Esportes e Lazer SEMESP/PMV - Vitória/ES
  • Luis Antonio da Silva Instituto Federal do Espí­rito Santo - IFES Vitória/ES
  • Newton Nunes Instituto do Coração - InCor/SP, HC - FMUSP
  • Wânia Ribeiro Trindade Faculdades Integradas São Pedro - FAESA. Curso de Enfermagem - Vitória/ES
Palavras-chave: Hipertensão, Fatores de risco, Doenças cardiovasculares

Resumo

O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é responsável pelo esclarecimento de causas de mortes não esclarecidas no estado do Espírito Santo. As mortes por doenças cardiovasculares DCV na maioria das vezes são confirmadas pela necropsia. A maior incidência de casos realizados neste serviço está representada pela população da zona urbana onde a incidência é maior em idosos com idade entre 39 e 79 anos, sendo estes cidadãos de classes sociais mais baixas. Essa grande incidência possivelmente está relacionada aos hábitos de vida, alimentação, sedentarismo, estresse, falta de acesso desses grupos sociais ás informações de como prevenir este agravo. A DCV é a causa mais importante de morbidade e mortalidade entre entra essas pessoas, especialmente em países desenvolvidos. Analisar o índice de doenças cardiovasculares em pacientes que foram submetidosà necropsia no (SVO) de Vitória no mês de janeiro a abril do ano de 2009. A pesquisa se mostra de natureza quantitativa-descritiva com estudo de campo, foi realizado levantamento de dados dos laudos de necrópia e questões relacionadas ao histórico familiar, estilo de vida respeitando o total anonimato. O presente estudo possibilitou-nos analisar que o número de mortes por DCV no Estado do Espírito Santo, ocupa o primeiro locar nas causas de óbito, sendo que dos 300 pacientes submetidos à necropsia 96 foram a óbitos com principal causa DCV. Este índice de morte pode estar relacionado ao estilo de vida que levavam no seu cotidiano, dentre elas destaca-se o sedentarismo que em nosso estudo apresentou um índice de 95%.

Referências

- American Heart Association. Currents: Aspectos mais relevantes das diretrizes da american heat assosiation sobre ressuscitarão cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência, Vol.16. Num. 4. 2006.

- Abreu, G.P.; Medronho, R.A.; Escosteguy, C.C. Análise dos Óbitos por Doença Isquêmica do Coração em Idosos no Município do Rio de Janeiro. Arquivo Brasileiro. Cardiologia. Vol. 20. Num. 3. 2007.

- Laplantine, F. Antropologia da doença. São Paulo: Martins Fontes; 1991.

- Lotufo, P.A. Doenças do coração: prevenção e tratamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

- Matsudo, S.M.; Matsudo, V.K.R. Atividade física e obesidade. São Paulo: Atheneu, 2007.

- Negrão, C.E. Cardiologia do Exercício: do atleta ao cardiopata. 2.ed. São Paulo: Manole, 2006.

- Newmann, A.I.C.P. e colaboradores. Padrões alimentares associados a fatores de risco para doenças cardiovasculares entre residentes de um município brasileiro. Revista Panaméricana Saúde Pública. Vol. 22. Num. 5. 2007.

- Reis, L.M.C.; Cury, J.A. Análise da prevalência de morte súbita e os fatores de risco associados: estudo em 2.056 pacientes submetidos à necropsia. Jornal Brasileiro Medicina Laboratório. Vol. 42. Num. 4, 2006.

-Rocha, J. Stress, hipertensão arterial e qualidade de vida: um guia de tratamento para o hipertenso. São Paulo: Papirus; 1994.

- Santos, M.G.; Pegoraro, M.; Sandrini, F. Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infância e adolescência. Arquivo Brasileiro Cardiologia. Vol. 90. Num. 4. 2008.

- Sasaki, J.E. O papel do exercício aeróbico sobre a função endotelial e sobre os fatores de risco cardiovasculares. Arquivo Brasileiro Cardiologia. Vol. 87. Num. 5. 2006.

- Sampaio, J.A.F. e colaboradores. Incidência de aterosclerose em artérias radiais de cadáveres. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. Vol. 21. Num. 2. 2006.

- Sharkey, B.J. Condicionamento físico e saúde. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

- Smith, T.; Wyngaarden, J.B. Tratado de medicina interna. 18. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.

- Soares, J.F.; Siqueira, A.L. Introdução à estatística médica. Belo Horizonte: Departamento de Estatística. UFMG, 1999.

- Vale, A.A.L. A importância da Atividade Física na Prevenção da Aterosclerose. Arquivo Brasileiro Cardiologia. Vol. 1. Num. 34. 2004.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Vittore, A. E., Aguiar, D. F., Folador, D. N., da Silva, L. A., Nunes, N., & Trindade, W. R. (2012). Índice de doenças cardiovasculares em pacientes submetidos à necropsia no serviço de verificação de óbito. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(25). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/299
Seção
Artigos Científicos - Original