Incidência de sobrepeso em crianças de escola pública e particular

  • Carlos André Salvadeo Junior Faculdade Integração Tietê FIT - Tietê-SP
  • Naiara Pizzol de Oliveira Faculdade Integração Tietê FIT - Tietê-SP
  • Claudio de Oliveira Assumpção Pós graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - IB-UNESP. Laboratório de Avaliação da Performance Humana - LAPH - UNESP, Rio Claro-SP
  • Thiago Mattos Frota de Souza Faculdades Integradas Einstein de Limeira - Limeira-SP
  • Christiano Bertoldo Urtado Faculdade Politec - Santa Bárbara D'Oeste-SP
Palavras-chave: Obesidade, Escola, Educação física, Atividade física

Resumo

Em virtude do baixo nível de atividade física e do elevado consumo de alimentos industrializados e hipercalóricos, o número de crianças obesas vem crescendo cada vez mais. Podemos destacar que obesidade é o aumento do tecido adiposo no organismo e está altamente ligada ao hormônios. No âmbito escolar é onde o aluno começa a ter grandes estímulos para uma melhor alimentação, práticas de atividades físicas e orientação para os pais. O objetivo do presente estudo foi comparar o nível de incidência de sobrepeso entre estudantes de escolas públicas e particulares de diferentes municípios. Foram avaliadas as dobras cutâneas, estatura, peso e índice de massa corporal por meio do percentil 50. A amostra foi de 49 alunos do ensino publico e 28 alunos do ensino particular. Foi realizado estudo de associação com uso do teste de Qui-quadrado considerando-se o nível de significância de 5%, os dados foram processados com auxilio do SPSS 13.0 e observou-se que não houve diferença significativa entres os alunos de ambas as salas ficando 53,6% de crianças eutróficas do ensino particular, no público foi de 51%, o risco para sobrepeso foi no ensino particular de 10,7% e no publico foi de 10,2%, o sobrepeso foi de 10,7% na escola particular e 8,2% na publica, sendo que, o baixo peso prevaleceu na escola publica com 30,6% enquanto na instituição particular esse numero foi de 25%. Para que mudanças aconteçam todos devem participar, pais, professores e escola um dependendo do outro com estímulos de alimentação saudável e práticas de atividades físicas orientadas por um professor de Educação Física. Conclui-se que no presente estudo, o nível social não foi determinantemente para causar diferenças na classificação corporal entre os alunos da rede escolar pública e particular.

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Publicado
2012-03-10
Como Citar
Salvadeo Junior, C. A., Oliveira, N. P. de, Assumpção, C. de O., Souza, T. M. F. de, & Urtado, C. B. (2012). Incidência de sobrepeso em crianças de escola pública e particular. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(31). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/379
Seção
Artigos Científicos - Original

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