Análise comparativa da composição corporal e aptidão física entre estudantes não atletas e atletas escolares da categoria handebol infantil feminino campeãs regional do Alto Sertão do Pajeú de Pernambuco
Resumo
Este trabalho visa coletar dados antropométricos, avaliar, comparar e demonstrar as aptidões físicas de estudantes não atletas e atletas de uma equipe escolar da categoria infantil feminino, campeã dos jogos escolares regionais do alto sertão do pajeú, estado de Pernambuco. Vendo que, o handebol tem grande expressividade cultural nessa região, principalmente no gênero feminino, onde há um grande envolvimento por parte das estudantes; foi dai que despertou o interesse do pesquisador para a realização de um estudo dentro da modalidade, categoria e gênero. Foram estudadas 10 estudantes não atletas e 10 jogadoras de handebol de com idades entre 15 e 17 anos e que fazem parte de uma escola estadual do estado de Pernambuco. No entanto para coleta dos dados e melhor estimavas dos resultados, procuramos realizar a avaliação da composição corporal e testes da aptidão física em três etapas e em dias diferentes, o que julgamos em conjunto ser mais viável, de acordo com o tempo e disponibilidade das atletas, do treinador e do pesquisador. Dessa forma, na I etapa–realizamos a avaliação da composição corporal de todas, coletamos medidas como: Peso, Altura, Dobra Cutânea e Circunferência. II etapa –aplicamos os testes de impulsão vertical e arremesso de medicine-ball, para estimar a força dos membros inferiores e superiores, respectivamente. III etapa –aplicamos o teste de ida-e-volta yô-yô-test para avaliar a potência aeróbia. O principal objetivo deste trabalhoédemonstrar dados importantes de como se apresentam os níveis de aptidões das atletas escolares de handebol da categoria infantil feminino comparados com estudantes não atletas.
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