Importância da aptidão fí­sica relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes

  • Elenice de Sousa Pereira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
  • Osvaldo Costa Moreira Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal
Palavras-chave: Atividade física, Motricidade, Educação física, Hipocinesia, Qualidade de vida

Resumo

O conhecimento sobre a aptidão física e aptidão motora de crianças e adolescentes é de fundamental importância para a geração de conhecimento atualizado e especifico a essa determinada população. Com o acentuado desenvolvimento tecnológico proveniente das ultimas décadas, a hipocinesia humana vem sendo mantida e/ou agravada, e os hábitos das pessoas também mudaram, provocando modificações na qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura a fim de analisar a aptidão física relacionada à saúde e a aptidão motora em crianças e adolescentes. Através desse levantamento teórico foi possível verificar que a aquisição de hábitos positivos para a prática de atividade física, sempre acompanhada por profissionais de Educação Física, podem repercutir de forma positiva no desenvolvimento dos adolescentes, contribuindo de forma decisiva na promoção de saúde.

Biografia do Autor

Elenice de Sousa Pereira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Graduanda em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal. Participante do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência em Educação Fí­sica, com ênfase em esportes coletivos e avaliação da aptidão fí­sica e motora.

Osvaldo Costa Moreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal

Docente do Curso de Educação Fí­sica da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa em Atividade Fí­sica e Saúde da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em Atividade Fí­sica e Saúde, Fisiologia do Exercí­cio, Avaliação Fí­sica e Funcional, Treinamento de Força e Fatores de Risco Cardiovascular.

Referências

-Araújo,D. S. M. S.; Araújo, C. G. S. Aptidão física, saúde e qualidade de vida relacionada à saúde em adultos. Revista Brasileira de Medicina do Esport. Vol. 6. Núm. 5. 2000.

-Ávila, E. M. G.; Pérez, L. M. R. Problemas de coordenação motora e percentagem de gordura corporal em alunos escolares. Fitness & Performance Journal. Vol. 7. Núm. 4. p. 239-244. 2008.

-Bianchi, M. M. L. P. M. Avaliação e coordenação motora em crianças do 1º ciclo do ensino básico, em função do sexo, do escalão etário, e do índice de massa corporal. [Monografia], Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Porto. 2009.

-Darido, S. C.; Rangel, I. C. A. Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. 2ªedição. Guanabara Koogan, 2011.

-Dumith, S. C.; Ramires, V. V.; Souza, M. J. A.; Moraes, D. S.; Petry, F. G.; Oliveira, E. S.; Ramires, S. V.; Marques, A. C. Aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares de sete a 15 anos. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 24. Núm. 1. 2010.

-Ferreira, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira Ciências do Esporte. Vol. 22. Núm. 2. p. 41-54. 2001.

-Fialho, J. V. A. P.; Ugrinowitsch, H. O Efeito da Interferência Contextual no Treinamento de Habilidades Motoras Esportivas. p. 1-24. 2004.

-Galvão, Z. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 1. p. 65-72. 2002.

-Glaner, M. F. Importância da aptidão física relacionada à saúde. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 5. Núm. 2. p. 75-85. 2003.

-Glaner, M. F. Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes rurais e urbanos em relação a critérios de referência. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 19. Núm. 1. 2005.

-Guedes, D. P.; Guedes, J. E. R. P.; Barbosa, D. S.; Oliveira, J. A. Atividade física habitual relacionada á saúde em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 10. Núm. 1. p. 13-21. 2002.

-Guedes, D. P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 21. p. 37-60. 2007.

-Lopes, V. P.; Maia, J. A. R. Efeitos do ensino no desenvolvimento da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 11. Núm. 1. p. 40-48. 1997.

-Lopes, V. P.; Maia, J. A. R.; Silva, R. G.; Seabra, A.; Morais, E. P. Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora da população escolar (6 a 10 anos de idade) da Região Autônoma dos Açores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 3. Núm. 1. p. 47-60. 2003.

-Lucca, C. A influência da condição socioeconômica sobre o desempenho de velocidade em crianças de 9 e 10 anos de idade. Movimentun. Revista Digital de Educação Física. Ipatinga. Vol. 1. 2006.

-Luguetti, C. N.; Ré, A. H. N.; Bohme, M. T. S. Indicadores de aptidão física de escolares da região centro-oeste da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 12. Núm. 5. p. 331-337. 2010.

-Machado, D. R. L.; Barbanti, V. J. Estado de maturação e aptidão motora em escolares do sexo feminino. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. Vol. 8. Núm. 2. p. 5-11. 2003.

-Mota, J.; Ribeiro, J. L.; Carvalho, J.; Matos, M. G. Atividade física e qualidade de vida associada à saúde em idosos participantes e não participantes em programas regulares de atividade física. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 20. Núm. 3. 2006.

-Priore, S. E. Composição corporal e hábitos alimentares de adolescentes: uma contribuição à interpretação de indicadores de estado nutricional. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina. 1998.

-Ré, A. H. N. Crescimento, maturação e desenvolvimento na infância e adolescência: Implicações para o esporte. Motricidade. Vila Real. Vol. 7. Núm. 3. 2011.

-Silva, D. P. Iniciação esportiva: A prática da ginástica e o desenvolvimento de habilidades motoras de crianças de 9 a 11 anos. TCC. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências e Saúde. Departamento de Educação Física. Maringá. 2010.

-Sousa, M.; Lopes, V.; Seabra, A.; Garganta, R.; Maia, J. Explorando a noção de prontidão motora. Uma aplicação ao estudo da aptidão física de crianças dos 6 aos 9 anos de idade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 14. Núm. 1. p. 59-66. 2006.

-Ulbrich, A. Z.; Bozza, R.; Machado, H. S.; Michelin, A.; Vasconcelos, I. Q. A.; Mascarenhas, L. P. G.; Campos, W. Aptidão física em crianças e adolescentes de diferentes estágios maturacionais. Fitness & Performance Journal. Vol. 6. Núm. 5. p. 278. 2007.

-Vidal, S. M.; Bustamante, A.; Lopes, V. P.; Seabra, A.; Silva, R. G.; Maia, J.A. Construção de cartas científicas da coordenação motora de crianças dos 6 aos 11 anos da Região Autónoma dos Açores, Portugal. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto. Vol. 9. Núm. 1. p. 34-35. 2009.

-World Health Organization. Young people’s health: a challenge for society. Report of a WHO study group on young people and health for all. Geneva.WHO.1986. Technical Report Series, 731.

Publicado
2013-07-09
Como Citar
Pereira, E. de S., & Moreira, O. C. (2013). Importância da aptidão fí­sica relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 7(39). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/531
Seção
Artigos Científicos - Revisão