Estudo do desenvolvimento motor: análise do modelo teórico de desenvolvimento motor de Gallahue
Resumo
O objetivo é discutir as indagações de como os seus modelos desenvolvimentistaslevam a uma explicação teórica do comportamento humano no decorrer da vida, apresentadas através de alguns dos conceitos que integram a sua teoria. Observa-se que existem poucos modelos teóricos abrangentes dedesenvolvimento motor e semuma base teórica de operação, a pesquisa sobre o desenvolvimento motor ou qualquer outra área tende a produzir pouco mais do que fatos isolados. Os Modelos teóricos tentam descrever e explicar o comportamento e podem ser indutivos ou dedutivos em sua natureza, o desenvolvimento motor pode ser considerado sob o aspecto de fases e sob o aspecto de estágios que são eles: 1) Fase motora reflexiva e seus estágios de codificação e decodificação de informações. 2) Fase de movimentos rudimentares e os estágios de inibição de reflexos e o de pré-controle. 3) A Fase de movimentos fundamentais e os estágios inicial, elementar e o maduro. 4) Fase de movimentos especializados e os estágios transitório, de aplicação e o de utilização permanente. A compreensão do desenvolvimento motor ajuda a explicar como ocorre o aprendizado. Concluimosque odesenvolvimento motor corresponde a um processo em que o organismo estabelece interação com o meio, mostrando assim que os fatores extrínsecos influenciam diretamente o padrão motor do ser humano e que a habilidade motora sofre influências de fatores psicológicos, sociais e biológicos.
Referências
-Adams, J. A. A closed-loop theory of motor learning. Journal of Motor Behavior. Washington, D.C. Vol. 3. p. 111-149. 1971.
-Bohme, M. T. S. Auto-avaliação puberal feminina por meio de desenhos e fotos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 7. Núm. 2. p. 24-34. 2002.
-Cole, T. J.; e colaboradores. Establishing A Standard Definition For Child Overweight And Obesity Worldwide International. survy. Vol. 320, p. 1240-1243. 2000.
-Gallahue, D.; Donelly F. C. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 4ªedição. Phorte. 2008.
-Grumbach, M. M, Styne, D. M. Puberty: ontogeny, neuroendocrinology, physiology, and disorders. In: Larsen, P.R.; Kronenberg, H.M.; Melmed, S.; Polosky, K.S. editors. Willians textbook of endocrinology. Philadelphia. Saunders. p. 1117-286. 2003.
-Malina, R. M.; Bouchard, C. Growth, maturation and physical activity. Champaign: HumanKinetics.2004.
-Matsudo, V. K. R.; Matsudo, S. M. Validade da auto-avaliação na determinação da maturação sexual. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 5. Núm. 2. p. 18-35. 1986.
-Neto, C.A. F. Motricidade e jogo na infância.Sprint. 3ª edição. 2001.
-Tani, G.; Meira Junior, C. N.; Ugrinowitsch, H.; Benda, R.N.; Chiviacowsky, S.; Corrêa, U.C. Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. R. da Educação Física/UEM Maringá. Vol. 21. Núm. 3. p. 329-380. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).