Desempenho motor de pessoas com deficiência da associação de pais e amigos dos excepcionais de uma cidade do interior de Minas Gerais
Resumo
A realização de trabalhos psicomotores junto às pessoas com deficiência (PCD) proporciona a aquisição de habilidades cognitivas e motoras necessárias ao desempenho de movimentos e atividades funcionais da vida diária. A bateria de testes de coordenação corporal (KTK), compostapor quatro tarefas e desenvolvida para diagnosticar deficiências motoras em crianças com lesões cerebrais e/ou desvios comportamentais. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo determinar o desempenho motor das PCD da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de uma cidade do interior de Minas Gerais. Foram avaliadas 12 PCD regularmente matriculados na APAE de Florestal-MG, com média de idade de 32,3 ± 13,5 anos, com variadas deficiências, por meio da aplicação da bateria de testes motores conhecida como KTK. Os resultados das quatro tarefas geram um Quociente Motor (QM), que serve de base para classificação final. Para análise do estudo foram utilizadas as tabelas de referência para o teste KTK, empregando-se a estatística descritiva. O somatório dos resultados dos testes resultou em um QM médio de 50,41 ± 14,11. Esse QM da amostra indicou que 16,6% atingiu classificação de perturbação na coordenação motora; 8,3% atingiu a classificação de insuficiência na coordenação motora; e 75% não conseguiu atingir níveis de coordenação mínimos para classificação. A partir dos resultados foi possível concluir que o desempenho motor das PCD participantes da APAE de Florestal-MG demonstram déficit de equilíbrio, força e velocidade, além de problemas coma lateralidade.
Referências
-Amiralian, M.L.T.M.; Masini, E. F. S.; Pinto, E. P.; Lichitig, I.; Pasqualini, L. Conceituando Deficiência. Revista de Saúde Pública. Vol. 34. Num.1. 2000. p. 97-103.
-Arroyo, C. T.; Oliveira, S. R. G. Atividade aquática e a psicomotricidade de crianças com paralisia cerebral. Motriz. Vol.13. Num. 2. 2007. p. 97-105.
-Cardoso, S. S.; Almeida, M. C. R. Efeitos de um programa de reeducação psicomotora desenvolvido para uma criança cega com relação aos fatores psicomotores: noção de corpo e lateralidade. Movimentum-Revista Digital de Educação Física. Vol. 2. Num. 2. 2007. p. 29-32.
-Costa, J. P. R.; Heringer, T. M. Avaliação do desenvolvimento motor em crianças e adolescentes de ambos os gêneros com necessidades especiais. Littera Docente & Discente em revista. Vol. 2. Num. 2. 2012. p. 1-17.
-Croce, R. V.; Piteti, K. H.; Hovat, M.; Miller, J. Peak torque, average power, and hamstrings/quadriceps ratios in nondisables adults and adults with mental retardation. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation. Vol. 77.1996. p. 369-372.
-Deschenes, M. R. Effects of aging on muscle fibre type and size. Sports Medicine. Vol. 34. Num. 12. 2004. p. 809-824.
-Diniz, D.; Squinca, F.; Medeiros, M. Deficiência, Cuidado e Justiça Distributiva. Série Anis 48. Brasília. 2007. p. 1-6.
-Faria, J. C.; Machala, C. C. Importância do treinamento de força na reabilitação da função muscular, equilíbrio e mobilidade de idosos. Revista Acta Fisiatrica. Vol. 10. Num. 3. 2003. p. 133-137.
-Fonseca, V. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica sob fatores psicomotores. Artes Médicas. 1995. p. 301.
-Gorla, J. I.; Araújo, P. F.; Carminato, R. A. Desempenho psicomotor em portadores de deficiência mental: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 25. Num. 3. 2004. p. 133-147.
-Gorla, J. I; Araújo. P. F; Rodrigues, J. L. Avaliação motora em Educação Física Adaptada. Teste KTK. Phorte. 2009. p. 104-116.
-Gorla, J. I.; Campana, M. B.; Calegari, D, R. Desempenho da tarefa transferência lateral, da bateria de teste KTK, em pessoas com deficiência mental. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. Vol. 27. Num. 3. 2009. p. 206-08.
-Gorla, J. I.; Lifante, S. M.; Souza, A. N. Análise da tarefa saltos laterais, da bateria K.T.K., em pessoas com deficiência mental. Revista Movimento & Percepção. Espírito Santo do Pinhal. Vol. 8. Num. 11. 2007. p. 147-154.
-Karlsson, A.; Frykberg, G. Correlations between force plate measures for assessment of balance. Clinical Biomechanics. Vol. 15. 2000. p. 365-639.
-Kiphard, E. J.; Schilling, V. F. Körper-koordinations-test für kinder KTK: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein. Beltz Test. 1974. p. 51.
-Lopes, V. P.; Maia, J. A. R. Efeitos do ensino no desenvolvimento da capacidade de coordenação corporal em crianças de oito anos de idade. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 11. Num. 1. 1997. p. 40-48.
-Mansur, S.S.; Marcon, A.J. Desempenho motor de crianças e adolescentes com deficiência mental moderada. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano. Vol. 16. Num. 3. 2006. p. 9-15.
-Matos, C.; Martins, F.; Botelho, M. A coordenação motora em crianças ex-prematuras e/ou nascidas de muito baixo peso. Acta Médica Portuguesa. Vol. 24. Num. 2. 2011. p. 123-130.
-Melo, J. P. O ensino da educação física para deficientes visuais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 25. Num. 3. 2004. p. 117-131.
-Navarro, A. S.; Fukujima, M. M.; Fontes, S. V.; Matas, S. L.; Prado, G. F. Balance and motor coordination are note fully developed in 7-year-old blind children. Arq Neuropsiquitrico. Vol. 62. Num. 3. 2004. p. 654-657.
-Rodrigues, J.; Rodrigues, L.; Maria, R.; Murilo, S. Adaptações neurais e fisiológicas em exercícios resistidos para terceira idade. Revista Digital Vida & Saúde. Vol.1. Num. 3. 2002.
-Ssaker, A. R. P. M.; Neto, A. J. L.; Oliveira, L.S.; Sousa, M. S. C.; Carvalhal, M. I. M. M. Avaliação da coordenação corporal pelos escores da bateria de testes KTK em escolares do ensino fundamental. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 11. Num. 1. 2012. p. 89-98.
-Silva, C. A. C.; Ribeiro, G.N.; Rabelo, R. J. A influência da dança no equilíbrio corporal de deficientes visuais. Movimentum-Revista Digital de Educação Física. Vol. 3. Num. 1. 2008. p. 1-8.
-Souza, A. N.; Gorla, J. I.; Araújo, P. F.; Lifante, S. M.; Campana, M. B. Análise da coordenação motora de pessoas surdas. Arq. Ciênc. Saúde Unipar. Umuarama. Vol. 12. Num. 3. 2008. p. 205-211.
-Strapasson, A. M.; Flores, L. J. F.; Silva, A. A. C.; Pereira, T.; Borges, M. O teste KTK na avaliação da coordenação motora de pessoas com deficiência auditiva. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. Num. 2. 2009. p. 177-182.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).