Estudo comparativo da aptidão fí­sica em escolares de 8 a 10 anos dos estados do Paraná e de Santa Catarina

  • Fábio Cesar Heineck Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
  • Antonio Roberto Robles Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
  • Sérgio Dimas de Paula Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
  • William Cordeiro de Souza Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.
  • Marcos Tadeu Grzelczak Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UnC.
  • Izabel Cristina Ribas Rodrigues Calliari Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
  • Douglas Tajes Junior Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: Aptidão física, Crianças, Saúde, Desempenho motor

Resumo

O presente trabalho buscou classificar e comparar a aptidão física de escolares na faixa etária de 8 a 10 anos das escolas de rede pública dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, sendo a Escola de Educação Básica Professor Clementino Britto de Porto União -SC e a Escola Municipal Professor Serapião de União da Vitória-PR. A coleta de dados foi realizada do dia 21 de maio até o dia 01 de junho de 2012. Tem como problema verificar qual a diferença do nível de aptidão física, de escolares de 8 a 10 anos deescolas públicas do Paraná e de Santa Catarina. O que justifica a realização desse trabalho é o fato de que é cada vez menor o número de crianças praticando atividade física, e em consequência disso, acarretam propensão à aquisição de doenças hipocinéticas e tendência maior a deficiência motora. A metodologia utilizada foi através da verificação da composição corporal, massa corporal e estatura para determinar o índice de massa corporal (IMC), e medidas das dobras cutâneas para determinar o percentual de gordura, além da execução dos testes de aptidão física sugeridos pelos protocolos do PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil): flexibilidade, força e resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade de deslocamento. Foram avaliadas 137 crianças, sendo 60 escolares de Santa Catarina e 77 escolares do Paraná. Os resultados demonstram que as diferenças estatisticamente significativas anível p≤ 0,05 ocorreram somente no Teste de Agilidade dos meninos, onde os meninos do Paraná obtiveram resultados superiores em relação aos de Santa Catarina na comparação das três faixas etárias juntas.

Biografia do Autor

Fábio Cesar Heineck, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Antonio Roberto Robles, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Sérgio Dimas de Paula, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

William Cordeiro de Souza, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC.

Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado, UnC

Marcos Tadeu Grzelczak, Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UnC.

Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional - Universidade do Contestado - UnC.

Izabel Cristina Ribas Rodrigues Calliari, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Douglas Tajes Junior, Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Universidade do Contestado- Campus Porto União, Santa Catarina, Brasil.

Referências

-Alano, V. R.; Santos, A. P. M.; Pimenta, R. A.; Weiss, S. L. I.; Rosa Neto, F. Aptidão física e motora em escolares com dificuldades na aprendizagem. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Vol. 19. Num. 3. p. 69-75. 2012.

-Bordigmon, O.; Olivoto, R. Diagnóstico do nível de aptidão física em crianças escolares de ambos os sexos com idade cronológica entre 8 a 10 anos. Revista Digital Buenos Aires. Ano10. Num. 77. p. 1. 2004.

-Brandalize, T. L.; Menon, L. Analise da aptidão física de crianças da zona rural e zona urbana do município de Irati. Revista Digital Buenos Aires. Vol. 16. Num. 160. p. 1. 2011.

-Corseuil, M.W; Petroski, E.L. Baixos níveis de aptidão física relacionada à saúde em universitários. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 24. Num. 1, p. 49-54. 2010.

-Fernandes Filho, F. J. A prática da avaliação física: testes, Medidas e Avaliação Física em Escolares, Atletas e Academias de Ginástica. Shade, 2003.

-Krebs, R. J.; Macedo, F. O. Desempenho da aptidão física de crianças e adolescentes. Revista Digital Buenos Aires. Ano 10. Num. 85. p. 1. 2011.

-Lazzoli, J. K. Aptidão Física na criança e no adolescente. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 3. Num. 2. 1997.

-Matos, M. G.; Neira, M. G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. Phorte, 2008.

-Nascimento, J. R. A.; Leão, A. C. C.; Guimarães, F. J. S.; Santos, M. A. M. Desempenho físico em futebolistas de diferentes estágios maturacionais as Região Nordeste do Brasil. Revista Digital Buenos Aires. Vol. 16. Num. 160. p. 1. 2011.

-Oliveira, E. G.; Bruno, G. M. B.; Falcão, J. N. F. O uso do PROSP-BR em uma escola de São Borja-RS para identificar talentos esportivos no futebol. Revista Digital Buenos Aires. Vol. 16. Num. 161. p. 1. 2011.

-Passo, W. S.; Alonso, L. A influência do treinamento de futsal na velocidade e agilidade de escolares. Revista Digital Buenos Aires. Ano13. Num. 129. p. 1. 2009.

-Pereira, E. F.; Graup, S. Aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho atlético de calouros de educação física. Revista Digital Buenos Aires. Ano 11. Num. 104. p. 1. 2007.

-Petroski, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. Fontoura, 2011.

-Proesp Brasil. Projeto Esporte Brasil: banco de dados. Disponível em <http://www.proesp.ufrgs.br> Acesso em: 30 nov. 2011.

-Velho, R.; Fornari, F. Avaliação da aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares da faixa etária de nove anos de idade. Revista Digital Buenos Aires. Ano 16. Num. 158. p. 1. 2011.

-Verardi, C. E. L.; Lobo, A. P. S.; Amaral, V. E.; Freitas, V. L.; Hirota, V. B. Análise da aptidão física relacionada á saúde e ao desempenho motor em crianças e adolescentes da cidade de Carneirinho-MG. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 6. Num. 3. 2007.

Publicado
2015-05-06
Como Citar
Heineck, F. C., Robles, A. R., Paula, S. D. de, Souza, W. C. de, Mascarenhas, L. P. G., Grzelczak, M. T., Calliari, I. C. R. R., & Tajes Junior, D. (2015). Estudo comparativo da aptidão fí­sica em escolares de 8 a 10 anos dos estados do Paraná e de Santa Catarina. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 9(52), 114-120. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/730
Seção
Artigos Científicos - Original