Estudo comparativo da aptidão física em escolares de 8 a 10 anos dos estados do Paraná e de Santa Catarina
Resumo
O presente trabalho buscou classificar e comparar a aptidão física de escolares na faixa etária de 8 a 10 anos das escolas de rede pública dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, sendo a Escola de Educação Básica Professor Clementino Britto de Porto União -SC e a Escola Municipal Professor Serapião de União da Vitória-PR. A coleta de dados foi realizada do dia 21 de maio até o dia 01 de junho de 2012. Tem como problema verificar qual a diferença do nível de aptidão física, de escolares de 8 a 10 anos deescolas públicas do Paraná e de Santa Catarina. O que justifica a realização desse trabalho é o fato de que é cada vez menor o número de crianças praticando atividade física, e em consequência disso, acarretam propensão à aquisição de doenças hipocinéticas e tendência maior a deficiência motora. A metodologia utilizada foi através da verificação da composição corporal, massa corporal e estatura para determinar o índice de massa corporal (IMC), e medidas das dobras cutâneas para determinar o percentual de gordura, além da execução dos testes de aptidão física sugeridos pelos protocolos do PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil): flexibilidade, força e resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade de deslocamento. Foram avaliadas 137 crianças, sendo 60 escolares de Santa Catarina e 77 escolares do Paraná. Os resultados demonstram que as diferenças estatisticamente significativas anível p≤ 0,05 ocorreram somente no Teste de Agilidade dos meninos, onde os meninos do Paraná obtiveram resultados superiores em relação aos de Santa Catarina na comparação das três faixas etárias juntas.
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