Perfil do estilo de vida dos idosos da Universidade Aberta da Maior Idade - UAMI da cidade de Caçador-SC
Resumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar o perfil do estilo de vida de 31 idosos 69 ± 5,37 anos, frequentadores da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI), junto a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), campus Caçador-SC. Materiais e Métodos: O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário: Perfil do Estilo de Vida Individual, adaptado de Nahas e colaboradores, (2000), que inclui cinco aspectos fundamentais do estilo de vida: Nutrição, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Relacionamento Social e Controle do Stress. Todos os idosos foram informados dos propósitos da pesquisa e após aleitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foram entrevistados individualmente.Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva média e desvio padrão (med ± DP), frequência absoluta e relativa, utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0. Resultados: A maioria dos participantes declarou que, quase sempre ou sempre apresenta bons comportamentos no seu dia a dia nos componenteNutrição, Atividade Física e Controle do Etressee que sempre possui Comportamento Preventivo e que sempre tem Relacionamento Social. Conclusão: Foi possível concluir que os idosos participantes da UAMI, Caçador-SC apresentam um Perfil de Estilo de Vida positivo se enquadrando dentro dos critérios sugeridos pela literatura para uma vida saudável.
Referências
-Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Núm. 19. 2006.
-Cavalcante, T. M. O controle do tabagismo no Brasil: avanços e desafios.Rev psiquiatr clín. Vol. 32. Núm. 5. p. 283-300. 2005.
-Coldberg, S. Atividade Física e Diabetes. São Paulo: Manole, 2003.
-Esteves, J. V. D. C.; e colaboradores. Estilo de Vida de Praticantes de Atividades Físicas em Academias da Terceira idade de Maringá-PR. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Vol. 8. Núm. 1. p.119-129. 2010.
-IBGE. Projeção da população do Brasil por sexo e idade –1980 –2050: revisão 2008. Rio de Janeiro. 2008. 93 p.
-IBGE. Síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2012. Rio de Janeiro. 2012. 293 p.
-Inácio, M. P. Conquista da qualidade de vida num centro de convivência diurno para idosos. 2011. TCC de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma. 2011.
-Martins, R. M. Configurando o perfil de bem-estar e qualidade de vida de idosos -Um estudo no projeto autonomia do idoso (PAI)-UNIVALI. TCC de Graduação em Enfermagem. UNIVALI, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu. 2009.
-Martins, P. S. C.; e colaboradores. Consumo Alimentar, Pressão Arterial e Controle Metabólico em Idosos Diabéticos Hipertensos. Revista Brasileira de Cardiologia. Núm. 23. p. 162-170. 2010.
-Marques, L. Ensino da dança hoje: textos e contextos. Cortez. 1999.
-Mazo, L.M. A.; Benedetti, T. B. Atividade Física e o Idoso: Concepção Gerontológica. Porto Alegre. Sulina. 2001.
-Nahas, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Midiograf. 2005.
-Nahas, M. V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3ª edição. Midiograf. 2003.
-Nahas, M. V.; e colaboradores. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 5. Núm. 2. 2000.
-Paschoal, S. M. P. Qualidade de Vida do Idoso: construção de um instrumento de avaliação através do método do impacto clínico. Tese de Doutorado em Ciências. Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. São Paulo. 2004.
-Paschoal, S. M. P.. Qualidade de vida na velhice. Disponível em: <http://www.portaldoenvelhecimento.org.br/acervo/pforum/eqvspp4.htm>. Acesso em: 10/06/2013.
-Ruwer, S. L.; Rossi, A. G.; Simon, L F. Equilíbrio no idoso. Revista Brasileira De Otorrinolaringologia. Vol. 71. Núm. 3. p. 298-303. 2005.
-Seidl, E. M. F.; Zannon, C. M. L. C. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Caderno de Saúde Pública. Núm. 20. p. 580-588. 2004.
-Silva, L. W. S.; e colaboradores. Perfil do estilo de vida e autoestima da pessoa idosa -perspectivas de um Programa de Treinamento Físico, Revista Temática Kairós Gerontologia. Núm. 14. p.145-166. 2011.
-Silva, E. L.; Menezes, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4ª edição. Florianópolis. UFSC. 2005.
-Thomas, J.R.; Nelson, J.K. Research Methods in physical Activity. Champaing: Human Kinetcs.1996
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).