Perfil antropométrico e nutricional de idosos do laboratório de exercício resistido e saúde
Resumo
O envelhecimento é um processo complexo que envolve diversas variáveis (genética, fatores ambientais, estilo de vida, doenças, entre outros) que interagem entre si e influencia significativamente o modo com que se deve alcançar determinada idade. A relação entre qualidade de vida, exercício físico, saúde e envelhecimento vem sendo cada vez mais discutida e analisada cientificamente. O objetivo do estudo foi avaliaro perfil antropométrico e dietético dos idosos participantes do Projeto Exercício Resistido, Saúde e Qualidade de Vida do LERES/UEPA. Foram avaliados 22 idosos matriculados noprograma, com idade igual ou superior a sessenta anos, de ambos os sexos. Foi realizada avaliação antropométrica que consistiu de peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências corporais, para posterior estimativa do percentual de gordura corporal, riscos de doenças cardiovasculares e estimativa de perda da massa muscular. Para avaliação dietética foram feitos o questionário de anamnese e o Recordatório 24 horas para análise do perfil dietético dos participantes. O IMC apresentou percentuais de eutrofia(45.5%) e sobrepeso (45.5%); a circunferência da panturrilha 95,5% dos idosos encontravam-se em eutrofia. Com relação à avaliação dietética, os valores de Vitamina A (63,6%) e Fibras (77,3%) apresentaram um baixo consumo; enquanto que o consumo de proteína (68,2%) acima do normal. Carboidrato (72,7%), Lipídeos (81,8%), Vitamina C (86.4%), Ferro (90,9%) e Gordura (100%), estão dentro da faixa de normalidade. Apesar dos inúmeros benefícios que os exercícios proporcionam aos idosos, a decisão de adotar um estilo de vida saudável com a prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável depende dos fatores sociais, físicos e emocionais.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).