Influência de um período de preparação física na capacidade de resistência aeróbia em universitárias praticantes de futsal
Resumo
O incentivo a prática do futsal feminino nas universidades brasileiras ainda acontece de maneira tímida, apesar de ser um esporte de reconhecimento notório no Brasil. O objetivo deste estudo foi verificaravaliar e analisar alterações na resistência aeróbia em universitárias praticantes de futsal. Foram selecionadas 20 universitárias, com idades entre 18 a 25 anos, que não praticavam futsal e tinham matrículas ativas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFCG), sendo subdivididos em dois grupos, um grupo experimental (GE) (n=10) e grupo controle (GC) (n=10). O protocolo utilizado foi o Yo-Yo testpara determinação dos limiares aeróbios (LA) das universitárias. Com base na análise estatística dos dados, verificou-se queno Yo-Yo test, o GE aumentou os índices, de 42,5 ml/kg/min para 45,0 ml/kg/min. Enquanto que o GC foi de 42,0 ml/kg/min. Assim, podemos concluir que não houve um aumento significativo no limiar aeróbio das universitárias praticantes de futsal após o período de treinamento.
Referências
-Bangsbo, J.; Iaia, F. M.; Krustrup, P. The Yo-Yo Intermittent Recovery Test: A Useful Tool for Evaluation of Physical Performance in Intermittent Sports. Sports Medicine. Vol. 38. p. 37-51. 2008.
-Fleck, S. T.; Kraemer, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Artmed. p. 139-148. 2006.
-Jones, A. M.; Carter, H. The effect of endurance training on parameters of aerobic fitness. Journal of Sports Medicine. Vol. 29. Núm. 6. p. 373-386. 2000.
-Rodrigues, T. R. Força muscular nas fases de fluxo e não fluxo do ciclo menstrual em mulheres praticantes de exercícios resistidos. Criciúma. TCC. Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC. 2010.
-Santana, W. C.; Reis, H.H. B. Futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas. Brasília: Revista Brasileira de Ciências e Movimento. p. 45-49. 2003.
-Uilson Junior, R. Efeito de 8 semanas de treinamento nas capacidades físicas dos atletas de futsal da equipe da universidade estadual de Maringá. Maringá. TCC. Universidade Estadual de Maringá-UEM. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).