Aptidão fí­sica e composição corporal de alunos do ensino fundamental da rede pública em Jacarepaguá - RJ

  • Ana Beatriz Monteiro Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Gabriella Oliveira Lopes Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Pedro Estivil Bustos Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Monique Rodrigues Ramos Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Thiago Rocha Santos Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Viní­cius Fernandes Vidal Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Luiz Pablo Moura Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Tiago Costa Figueiredo Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Promoção da saúde, Desempenho motor, Adolescentes

Resumo

Objetivo: Verificar a aptidão física e a composição corporal em crianças e adolescentes na cidade do Rio de Janeiro. Materiais e Métodos: Participaram deste estudo, 51 estudantes de uma escola municipal,com idade entre 13 e 16 anos, dentre eles, 26 meninos e 25 meninas. Para avaliar a aptidão física e a composição corporal, foi utilizada uma bateria de testes composta por anamnese, aferição da pressão arterial, e aplicação de um questionário para avaliar o nível de atividade física. Medidas antropométricas foram realizadas e foi aplicada a bateria de testes Fitnessgram. Resultados e Discussão: Após analise dos dados, foi observado que a) a maior parte dos avaliados está com níveis de composição corporal e aptidão física abaixo dos níveis considerados ideais; b) um número maior de moças demonstrou menor nível de aptidão física em comparação aos rapazes; c) os meninos estão mais ativos a aptos fisicamente quando comparados às meninas. Conclusão: Conclui-se que a prática de atividade física reduzida na infância e na adolescência pode gerar baixa aptidão física e excesso de peso. Outro fator importante foi à diferença observada entre os dois gêneros, sendo as moças as mais inativas fisicamente. Portanto, devem-se desenvolver políticas de incentivo à prática esportiva em adolescentes. Projetos sociais e ONGs que oferecem atividades gratuitas às classes populares poderiam incluir atividades sem um viés competitivo, ou historicamente atribuídas às mulheres, tais como: nado sincronizado, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva e danças, para estimular a participação de um maior número de indivíduos do sexo feminino.

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Publicado
2016-03-29
Como Citar
Monteiro, A. B., Lopes, G. O., Bustos, P. E., Ramos, M. R., Santos, T. R., Vidal, V. F., Moura, L. P., & Figueiredo, T. C. (2016). Aptidão fí­sica e composição corporal de alunos do ensino fundamental da rede pública em Jacarepaguá - RJ. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 9(55), 485-496. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/856
Seção
Artigos Científicos - Original