Comportamento glicêmico antes e após aula de jump com hidratação de água e água mais açúcar e sal
Resumo
Introdução: Na prática de exercícios, principalmente os executados em ambientes quentes a transpiração é o único meio de dissipação de calor. Além de ajudar na termorregulação, também remove água e eletrólitos principalmente o sódio do organismo. Existindo assim poucas dúvidas que a hidratação adequada favorece as funções fisiológicas, o desempenho e a saúde principalmente em indivíduos que praticam exercícios. O objetivo deste estudo é mostrar se a ingestão de água diluída com uma quantidade de açúcar e sal durante a atividade física irá influenciar na glicemia imediatamente após o término do exercício ou se a influência é mais relevante na hidratação e no desempenho como se vê na revisão literária. Materiais e Métodos: Foi realizada uma aula de jump com duração de 40 minutos com 20 mulheres com idade entre 25 a 50 anos onde um grupo ingeriu água e outro grupo água mais açúcar e sal. Resultados: Nos testes observou - se uma queda na média glicêmica de ambos os grupos sendo que o grupo que ingeriu água mais açúcar e sal sofreu maior alteração na queda glicêmica. Discussão: Podendo ter sofrido a interferência na quantidade de açúcar e sal utilizados na solução e no tempo de espera após atividade para o teste glicêmico. Conclusão: Sendo assim o carboidrato influenciará significantemente na desempenho do exercício e na fonte de produção de energia em indivíduos que praticam atividade física.
Referências
- Coleman, E. Aspectos Atuais Sobre Bebidas para Esportista. Gatorade Sports Science Institute. São Paulo. Vol. 3. 1995. p. 6.
- Coyle, E.F; Mountain, S.J. Thermal And Cardiovascular Responses to Fluid Replacement During Exercise. Perspectives in exercise science and sports Medicine. V. 6: 1993. p: 179 -224.
- Ivy, J.L. Role of carbohydrate in physical activity. Clin Sports Med. 1999; n° 18. p. 469–84.
- Kazapi, I.A.M.; Albiero, K.A.; Stümer, K. Aspectos para Minimizar os Efeitos Adversos da Prática Esportiva no Carlor. Revista Nutrição em Pauta. São Paulo, p. 19-24, 2005.
- Krause, M.L.K., Escott – Stump, S. Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9. Ed. São Paulo; Roca, 1998.
- Lieberman, H.R.; Falco, C.M.E.; Slade, S.S. Carbohydrate administration during a day of sustained aerobic activity improves vigilance, as assessed by a novel ambulatory monitoring device, and mood. American Society for Clinical Nutrition. N° 76. 2002. p. 120 – 7.
- McCardle, W.D.; Katch, F.I.; Katch V.L. Nutrição para o Desporto e Exercício. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p. 252-279.
- Nadel, E.R. Novas Idéias Para a Reidratação Durante e Após os Exercícios no Calor. Exchange 07, disponível em Internet. http://www.gssi.com.br/scripts/outros. Acesso em 16 agosto de 2005.
- Novaes, J.S. Personal Training e Condicionamento Físico em Academia, Rio de Janeiro: Shape, 2003.
- Pereira, B.; Souza Júnior, T.P. Metabolismo Celular e Exercício Físico – Aspectos Bioquímicos e Nutricionais. São Paulo: Phorte, 2004.
- Wilmore, J.H.; Costil, D.L. Fisiologia do Esporte e do Exercício. 2. Ed. São Paulo: Manole, 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).