O efeito de um programa de exercícios físicos na sala de musculação para diminuição da dor durante o treinamento e luta de taekwondo: um estudo de caso de lesão de joelho
Resumo
O objetivo deste estudo de caso é fortalecer o quadríceps de um atleta de Taekwondo, com lesão de cruzado posterior; para diminuir a dor com intuito de retornar aos treinamentos e lutas (campeonatos) de Taekwondo. Materiais e Métodos: utilizou-se o método da periodização para organizar o treinamento em ciclos. Em cada ciclo utilizou-se um método de fortalecimento muscular, sempre usando a variabilidade para dar um novo estímulo e continuar o trabalho. Para avaliação da melhora da dor e da frouxidão utilizou-se do “Questionário de Lysholm (ESCALA)” e da “Escala Associada”, aplicados antes do início do treinamento e ao final de cada mesociclo. Resultados: foram demonstrados em forma de tabelas para uma melhor visualização de evolução do atleta durante os treinamentos. Discussão: o objetivo principal do treinamento foi alcançado, com algumas melhoras na qualidade de vida (principalmente no lazer). Os dados e resultados foram claros e suficientes, confirmados pelo retorno do atleta aos treinamentos e lutas (competições) de Taekwondo. Conclusão: para o fortalecimento do quadríceps de um atleta de Taekwondo, do gênero masculino; para recuperação de uma lesão do ligamento cruzado posterior; para melhora da dor visando o retorno aos treinamentos e competições de Taekwondo, o treinamento em ciclos (variando métodos a cada mesociclo) na sala de musculação foi satisfatório, alcançando os objetivos.
Referências
- Araújo, C.G.S. Correlação entre diferentes métodos lineares e adimensionais de avaliação da mobilidade articular. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 8. Num. 2. 2000. p. 26.
- Araújo, C.G.S. Flexiteste: proposição de cinco índices de variabilidade da mobilidade articular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói. Vol. 8. Num. 1. 2002. p. 1.
- Bibliomed. Lesões de ligamentos. Retirado em 26/07/2007. 2005. p. 1-3.
- Brooks, D. Treinamento Personalizado: elaboração e montagem de programas. São Paulo. PHORTE. 2000. p. 233-268.
- Carrego, R.L.; Silva, L.C.C.B.; Gil Coury, H.J.C. Comparação entre dois testes clínicos para avaliar a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos. Vol. 11. Num. 2. 2007. p. 2.
- Carvalho, D.S.; Kowacs, P.A. Avaliação da intensidade de dor. Migrâneas Cefaléias. São Paulo. Vol. 9. Num. 4. 2006. p. 164-168.
- Clebis, N.K.; Natali, M.R.M. Lesões musculares provocadas por exercícios excêntricos. Revista Brasileira da Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 2. Num. 4. 2001. p. 48.
- Cyrino, S.E.; Oliveira, A.R.; Leite, J.C.; Porto, D.B.; Dias, R.M.R.; Segantin, A.Q.; Mattanó, R.S.; Santos, V.A. Comportamento da flexibilidade após 10 semanas de treinamento com pesos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Niterói. Vol. 10. Num. 4. 2004. p. 3.
- Honsi, D. Lesões ligamentares do joelho. Total Sport. Retirado em 24/07/2007. 2006. p. 1-2.
- Lippert, L.S. Cinesiologia Clínica para Fisioterapeutas. 3º Edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogam. 2003. p. 205-214.
- Lorete, R. Métodos e sistemas de treinamento de força. Rio de Janeiro. Retirado em 24/07/2007. 2006. p. 1-15.
- Peccin, M.S.; Ciconelli, R.; Cohen, M. Questionário específico para sintomas do joelho “Lysholm Knee Soring Scale” – tradução e validação para língua portuguesa. Acta Ortopédica Brasileira. São Paulo. Vol. 14. Num. 5. 2006. p. 1-12.
- Plapler, P.G. Reabilitação do joelho. Acta Ortopédica Brasileira. São Paulo. Vol. 3. Num. 4. 1995. p. 1-5.
- Putz, R.; Pabst, R. Sobotta: Atlas de Anatomia Humana. 20ª edição. Rio de janeiro. Guanabara Koogam. 1995. p. 284-293.
- Robergs, R.A.; Roberts, S.O. Princípios Fundamentais de Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde. São Paulo. Phorte. 2002. p. 101-219.
- Vale, R.G.S.; Barreto, A.C.G.; Novaes, J.S.; Dantas, E.H.M. Efeitos do treinamento resistido na força máxima, na flexibilidade e na autonomia funcional de mulheres idosas. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Vol. 8. Num. 4. 2006. p. 52-58.
- Vargas, A.; Almeida, A.; Lenz, C.; Macedo, M.; Ferreira, P. Joelho-Lesão Meniscal. Retirado em 24/07/2007. 2006. p. 1-7.
- Weineck, J. Biologia do esporte. São Paulo. Manole. 2000. p. 127-133.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).