Fatores de adesão da prática do Mountain Bike
Resumo
O mountain bikeé uma modalidade de contato com a natureza e sua prática aliada à atividade física resulta em benefícios, o corpo desenvolve e precisa obter para a prática de uma modalidade de esporte de aventura, o equilíbrio, resistência, força e os aspectos perceptivos. O MTB além de ser uma prática competitiva, pode ser determinante como fator voltado ao lazer e bem-estar, se tratando de adeptos que buscam o contato com a natureza, um ambiente fora do contexto urbano, utilizando a modalidade para explorar e vivenciar a aventura e sensações inesperadas e incomuns. O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar o motivo das pessoas ter aderido à prática do Mountain Bike no interior de São Paulo, como também seus benefícios. Para isto foi aplicado um questionário estruturado com perguntas fechadas elaborado pelos próprios autores do trabalho em um grupo de ciclistas praticantes amadores do esporte Mountain Bike. Foram avaliados 135 voluntários, sendo 98 do gênero masculino com idade média de 35,45+10,46 e 37 dogênero feminino com a idade média de 37,1+9,9. Ao final pode-se concluir que, a partir dos estudos analisados, que o Mountain Bike traz melhorias e mudanças significativas nos aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. E que além de ser uma atividade de aventura na natureza que proporciona momentos únicos, contribui para o desenvolvimento positivo da saúde das pessoas.
Referências
-Armbrust, I.; Pereira, D. W.; Ricardo, D. P. Esportes radicais de aventura e ação: conceitos, classificações e características. Corpoconsciência. Vol. 12. Núm. 1. p. 59. 2008.
-Barros, M. V. G.; Francalacci, V.; Nahas, M. V. O pentáculo do bem-estar: base conceitual para avaliação do estilo de vida de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 5. Núm. 2. p. 49-59. 2000.
-Boyd, H.; Hillman, M.; Tuxworth, B. Promoting Cycling as a Way to a Healthier Life. Anais do velo City Graz -Maribor, 1999.
-Cardoso, A. R.; Felipe, G. R.; Silva, A. A educação pela aventura: desmistificando sensações e emoções. Motriz. Vol. 12. Núm. 1. p. 77-87. 2006.
-Costa, V. L. M.; Marinho, A.; Passos, K. C. M. Esportes de aventura e esporte radicais: propondo conceitos. Motriz. Vol. 13. Núm. 2. p.189. 2007.
-Filho, S. C.; Schwartz, G. M.; Tahara, A. K. Meio ambiente e atividades de aventura: significados de participação. Motriz. Vol. 12. Núm. 1. p. 59-64. 2006.
-Kowalski, M.; Paixão, J. A.; Rocha, C. A. Q. C.; Tucher, G. Prática do mountain bike: fatores intervenientes asua adesão e permanência pelo praticante. Motricidade. Vol. 8. Núm. 2. p. 667-675. 2012.
-Marinho, A.; Guimarães, A. C. A.; Romariz, J. K. Qualidade de vida relacionada à prática de atividade física de surfistas. Motriz. Vol. 17. Núm. 3. p. 480. 2011.
-Marinho, A. Lazer, Aventura e Risco: reflexões sobre atividades realizadas na natureza. Movimento. Vol. 14. Núm. 2. p. 182-206. 2008.
-Saba, F. Mexa-se: atividade física, saúde e bem-estar. 3. Ed. São Paulo: Phorte, 2011. 323 p.
-Schwartz, G.M. Aventuras na natureza: consolidando significados. Jundiaí. Fontoura. 2006. 262 p.
-Schwartz, G. M; Tahara, A. K. Atividades de Aventura na natureza: investindo na qualidade de vida. Lecturas Educación Física y Deportes. Ano 8. Núm. 58. p. 1. 2003. Disponível em:<http://www.efdeportes.com> Acesso em: 10/11/2014.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).