Comparação do nível da equilibração entre crianças praticantes de atividade física regular e crianças que não praticam atividades físicas no ensino fundamental
Resumo
O objetivo principal foi analisar as diferenças no nível de equilibração de alunos praticantes de atividades físicas e alunos que não praticam atividades físicas. A revisão da literatura foi dividida em três sub-temas: A Estrutura Psicomotora Equilibração, A Educação Física Escolar no Ensino Fundamental e a Importância da Atividade Física Regular no Desenvolvimento Motor. Foi feita uma comparação entre alunos de oito a quatorze anos que fazem parte do 4º e do 5º anos de uma escola particular em Campo Grande. Os testes motores foram retirados do Teste psicomotor de Vitor da Fonseca, 1995 - Bateria Psicomotora. Crianças que praticam atividades físicas possuem maior nível de equilibração que os não praticantes, sendo uma boa equilibração essencial para o ser humano e seu desenvolvimento motor.
Referências
-Fonseca, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre. Artes Médicas. 1995.
-Gallahue, D. L. Conceitos para maximizar o desenvolvimento da habilidade de movimento especializado. Revista de Educação Física da UEM. Maringá. 2005.
-Gallahue, D. L.; Ozmun, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª edição. São Paulo. Phorte. 2005.
-Santos, S.; colaboradores. Desenvolvimento motor de crianças, de idosos e de pessoas com transtornos de coordenação. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. 2004.
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