Capoeira: luta, jogo ou dança? O impacto da grade curricular do curso de Educação Fí­sica na percepção de universitários

  • Michel Kendy Souza Universidade de Mogi das Cruzes
  • Rodrigo Vanerson Passos Neves Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Thiago Santos Rosa Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Francisco Navarro Universidade Federal do Maranhão (UFMA) São Luís. Maranhão. Brasil
  • Milton Rocha Moraes Universidade Católica de Brasí­lia (UCB), Brasí­lia-DF, Brasil
  • Ritsue Fátima Nakahara Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) Mogi das Cruzes. São Paulo. Brasil
Palavras-chave: Cultura corporal do movimento, Componente curricular, Ensino superior

Resumo

Os objetivos deste estudo foram investigar a influência de diferentes matrizs curriculares em instituições de ensino superior sobre o conceito da capoeira e a sua aceitação como uma proposta de disciplina no curso de Educação Fí­sica. Participaram dessa pesquisa 60 alunos do sexo masculino e feminino. Foi utilizado um questionário para coleta dos dados. As respostas de maior frequência sobre o conceito de capoeira foram luta (33,3%), jogo (23,5%) e dança (16,6%). Aproximadamente 75% afirmaram que gostariam que a capoeira fosse inserida no curso de Educação Fí­sica como disciplina. Verificou-se que diferentes matrizs curriculares exercem influencia direta no conceito sobre capoeira pelos estudantes. A disciplina capoeira ainda não está inserida na maioria das instituições analisadas nesta pesquisa. Porém há uma grande aceitação por parte dos estudantes em inclui-la no curso de Educação Fí­sica.

Referências

-Annunciato, D.P. Liberdade disciplinada: relações de confronto, poder e saber entre capoeiras em Santa Catarina. Florianópolis. UFSC. 2006. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. 2006.

-Brasil. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental-Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

-Capoeira, N. Capoeira: os fundamentos da malícia. 8ª edição. Rio de Janeiro. 2001.

-D’Agostini, A. O jogo da capoeira no contexto antropológico e biomecânico. Florianópolis. UFSC.2004. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina.2004.

-Falcão, J.L.C. O Jogo da Capoeira em Jogo e a Construção da Práxis Capoeira na. Salvador: UFBA.2004. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia. 2004.

-Farias, R.C.; Goellner, S.V. A capoeira do mercado modelo de salvador: gestualidades performáticas de corpos em exibição. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. Vol. 21. Núm. 2. p. 143-155. 2007.

-Fonseca, V.L. A capoeira contemporânea: antigas questões, novos desafios. Revista de História do Esporte. Vol. 1. Núm. 1. 2008.

-Nascimento, P.R.B. A capoeira no contexto da escola e da educação física. 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ijuí. 2005.

-Silva, J.L.T. Capoeira e identidade: um olhar ascógeno do racismo e da identidade negra através da capoeira. Dissertação de Mestrado. Instituto Ecumênico de Pós-Graduação Religião e Educação. 2007.

-Sodré, M. Mestre bimba: corpo de mandinga. Rio de Janeiro. Manati.2002.11-Tyrallova, L. Capoeira: arte marcial ou filosofia da vida. Monografia. Instituto de Línguas Românicas e literatura. Universidade de Masaryk. Brno. 2007.

Publicado
2017-09-01
Como Citar
Souza, M. K., Neves, R. V. P., Rosa, T. S., Navarro, F., Moraes, M. R., & Nakahara, R. F. (2017). Capoeira: luta, jogo ou dança? O impacto da grade curricular do curso de Educação Fí­sica na percepção de universitários. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 11(68), 558-564. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1195
Seção
Artigos Científicos - Original