O fenômeno CrossFit®: análise sobre o número de boxes no Brasil e no mundo e modelo de treinamento e competição
Resumo
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar o número de boxes de CrossFit® no Brasil e no Mundo e o modelo de treinamento e competição desta modalidade. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento sobre o número de boxes de CrossFit, no site oficial do CrossFit. Resultados: Boxes de CrossFit estão localizadas em 154 países nos 7 continentes, totalizando 14.969 boxes. Os Estados Unidos apresentam o maior número de boxes, com 7.314, seguido pelo Brasil com 1.055. No Brasil todos os estados do país apresentaram pelo menos um box, destacando-se os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. As competições oficiais de CrossFit são organizadas em 3 etapas, realizadas anualmente, compondo o CrossFit Games. Conclusão: Os modelos de treinamento e competição apresentam características, que possivelmente, estão relacionados a um aumento da motivação e satisfação das necessidades psicológicas básicas de vínculo e autonomia dos praticantes, aspectos que, possivelmente estejam favorecendo a aderência e permanência destes na modalidade.
Referências
-Barfield, J.; Anderson, A. Effect of CrossFit™ on health-related physical fitness: A pilot study. Journal of Sport and Human Performance. Vol. 2. Num. 1. 2014.
-Burke, S. M.; Carron, A. V.; Shapcott, K. M. Cohesion in exercise groups: an overview. International Review of Sport and Exercise Psychology. Vol. 1. Num. 2. p. 107-23. 2008.
-Butcher, S. J.; Neyedly, T. J.; Horvey, K. J.; Benko, C. R. Do physiological measures predict selected crossFit® benchmark performance? Open access journal of sports medicine. Vol. 6. p. 241. 2015.
-Claudino, J. G.; Gabbett, T. J.; Bourgeois, F.; de Sá Souza, H.; Miranda, R. C.; Mezêncio, B.; Soncin, R.; Filho, C. A. C.; Bottaro, M.; Hernandez, A. J.; Amadio, A. C.; Serrão, J. C. CrossFit Overview: Systematic Review and Meta-analysis. Sports medicine-open. Vol. 4. Num. 1. p.11. 2018.
-CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Pesquisa de Pessoas Jurídicas Registradas. [s.d.].Disponível em: <http://www.confef.org.br/confef/pj-registradas/>Acesso em: 09/06/2018.
-CrossFit Affiliate Map.[s.d.]. Disponível em: <https://map.crossfit.com/>Acesso em: 29/06/2018.
-Davies, M. J.; Coleman, L.; Babkes Stellino, M. The relationship between basic psychological need satisfaction, behavioral regulation, and Participation in CrossFit. Journal of Sport Behavior. Vol. 39. Num. 3. p. 239. 2016.
-Deci, E.; Ryan, R. M. The" what" and" why" of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behavior. Psychological inquiry. Vol. 11. Num. 4. p. 227-268. 2000.
-Deci, E.; Ryan, R. M. (Ed.). Handbook of self-determination research. University Rochester Press, 2002.
-Dominski, F.H.; Vilarino, G. T.; Coimbra, D. R.; Silva, R. B.; Casagrande, P. d. O.; Andrade, A. Analysis of scientific production related to sports psychology in sports science journals of portuguese language. Journal of Physical Education. Vol. 29. 2018.
-Dominski, F. H.; Siqueira, T. C.; Serafim, T. T.; Andrade, A. Perfil de lesões em praticantes de CrossFit: revisão sistemática. Fisioterapia e Pesquisa. Vol. 25. Num. 2. p. 229-239. 2018.
-Fisher, J.; Sales, A.; Carlson, L.; Steele, J. A comparison of the motivational factors between CrossFit participants and other resistance exercise modalities: a pilot study. The Journal of sports medicine and physical fitness. 2016.
-Fuentes-Lorca, A. La aplicación del crossfit en el ámbito escolar. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Física y elDeporte. Vol. 5. Num. 1. 2016.
-Glassman, G. (n.d.). CrossFit level one training guide. CrossFit Journal.Disponível em: http://library.crossfit.com/free/pdf/CFJ_English_Level1_TrainingGuide.pdf.Acesso em: 20/03/2018.
-Glassman, G. Whats is CrossFit? 2010. Disponível em: <https://crossfit.com/what-is-crossfit>. Acesso em 01/02/2018.
-Gomes, I. R.; Avila Chagas, R.; Mascarenhas, F. A indústria do Fitness, a mercantilização das práticas corporais e o trabalho do professor de Educação Física: o caso Body Systems. Movimento. Vol. 16. Num 4. p. 169. 2010.
-Hopkins, B. S.; Cloney, M. B.; Kesavabhotla, K.; Yamaguchi, J.; Smith, Z. A.; Koski, T. R.; Hsu, W. K.; Dahdaleh, N. S. Impact of crossfit-related spinal injuries. Spine. Vol. 20. Núm. 9. 2017.
-Huntley, T. Why CrossFit, inc.may be worth $500 million. My Athletic Life RSS. 2012. Disponível em:<http://myathleticlife.com/2012/02/crossfit-worth-500-million/>Acesso em: 9/02/2018.
-Knapp, B. A. Rx’dand shirtless: An examination of gender in a CrossFit box. Women in Sport and Physical Activity Journal. Vol. 23. Num. 1. p. 42-53. 2015.
-Lichtenstein, M. B.; Jensen, T. T. Exercise addiction in CrossFit: Prevalence and psychometric properties of the Exercise Addiction Inventory. Addictive behaviors reports. Vol. 3. p. 33-37. 2016.
-Lindahl, J.; Stenling, A.; Lindwall, M.; Colliander, C. Trends and knowledge base in sport and exercise psychology research: a bibliometric review study. International Review of Sport and Exercise Psychology. Vol. 8. Num. 1. p. 71-94. 2015.
-Mehrab, M.; de Vos, R-J.; Kraan, G. A.; Mathijssen, N. M. Injury Incidence and Patterns Among Dutch CrossFit Athletes. Orthopaedic journal of sports medicine. Vol. 5. Num. 12. 2017.
-Sibley, B. A.; Bergman, S. M. What keeps athletes in the gym? Goals, psychological needs, and motivation of CrossFit™ participants. International Journal of Sport and Exercise Psychology. p. 1-20. 2017.
-Smith, M. M.; Sommer, A. J.; Starkoff, B. E.; Devor, S. T. Crossfit-based high-intensity power training improves maximal aerobic fitness and body composition. J Strength Cond Res. Vol. 27. Num. 11. p. 3159-3172. 2013.
-Sprey, J. W.; Ferreira, T.; de Lima, M. V.; Duarte, Jr. A.; Jorge, P. B.; Santili, C. An epidemiological profile of CrossFit athletes in Brazil. Orthopaedic journal of sports medicine. Vol. 4. Num. 8. 2016.
-Teixeira, P.J.; Carraça, E. V.; Markland, D.; Silva, M. N.; Ryan, R. M. Exercise, physical activity, and self-determination theory: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity. Vol. 9. Num. 1. p.78. 2012.
-Thompson, W. R.Worldwide survey of fitness trends for 2018. ACSM's Health & Fitness Journal. Vol. 21. Num. 6. p. 10-19. 2017.
-Tibana, R. A.; Sousa, N.; Prestes, J. CrossFit®: uma análise baseada em evidências. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 11. Núm. 70. 2017.
-Toledo, E.; Pires, F. R. Sorria! Marketing e consumo dos programas de ginástica de academia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 29. Num. 3. 2008.
-United Nations. Member States. [s.d.]. Disponível em: <http://www.un.org/en/member-states/>; Acesso em: 8/02/2018.
-Vendramin, B.; Bergamin, M.; Gobbo, S.; Cugusi, L.; Duregon, F.; Bullo, V.; Zaccaria, M.; Neunharuserer, D.; Ermolao, A. Health benefits of Zumba fitness training: A systematic review. PM&R. Vol. 8. Num. 12. p. 1181-200. 2016.
-Waryasz, G. R.; Suric, V.; Daniels, A. H.; Gil, J. A.; Eberson, C. P. CrossFit® instructor demographics and practice trends. Orthopedic reviews. Vol. 8. Num. 4. 2016.
-Whiteman-Sandland, J.; Hawkins, J.; Clayton, D. The role of social capital and community belongingness for exercise adherence: An exploratory study of the CrossFit gym model. Journal of health psychology. 2016:1359105316664132.
-Wilson, P. M.; Rodgers, W. M.; Blanchard, C. M.; Gessell, J. The Relationship Between Psychological Needs, Self‐Determined Motivation, Exercise Attitudes, and Physical Fitness 1. Journal of Applied Social Psychology. Vol. 33. Num. 11. p. 2373-2392. 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).