Nível de flexibilidade de idosos pré e pós intervenção de nove semanas de musculação
Resumo
O envelhecimento causa efeitos negativos sobre capacidade funcional do idoso, e consequente diminuição da flexibilidade. O exercício físico é um fator que pode contribuir para reduzir estes índices, este estudo teve como objetivo analisar a influência de 9 semanas de musculação na flexibilidade de idosos. O grupo avaliado foi de 43 idosos, destes 12 eram homens e 31 mulheres, com uma idade média de 68,6 e 64,5 anos, participantes do grupo de atividade física da Unoesc - Xanxerê. Os idosos foram submetidos aos testes de flexibilidade de membros superior e inferior, oriundos da bateria de testes "Senior Fitness Test Manual", antes e após uma intervenção de nove semanas de musculação. Para caracterização da amostra os dados foram submetidos a estatística descritiva (média e desvio padrão). Os dados foram submetidos ao Teste T pareado para analisar possíveis diferenças entre o pré e pós intervenção. No sexo feminino não houve diferenças na flexibilidade de membros superiores (p = 0,058) e membros inferiores (p = 0,295) após o período de intervenção de musculação. No sexo masculino o programa de treinamento também não apresentou diferenças após as oito semanas na flexibilidade de membros superiores (p = 0,081) e inferiores (p = 0,080). é possível concluir que a prática da musculação, apesar de todos os seus benefícios para a saúde de seus praticantes, não proporcionou melhoras ou pioras na flexibilidade dos idosos avaliados nesta pesquisa independente do sexo avaliado.
Referências
-Almeida, D.K.S.; Silva, F.O.C. A função muscular e a composição corporal na qualidade de vida do idoso: efeitos de um programa de 8 semanas de treinamento combinado. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. Vol. 10. Num. 60. 2016. p. 504-510.
-Araújo, C.G.S. Correlação entre diferentes métodos lineares e admensionais de avaliação da mobilidade articular. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 8. Num. 2. 2008. p. 25-32.
-Chodzko-Zajko, W.J.; Proctor, D.N.; Singh, M.A.F.; Minson, C.T.; Nigg, C.R.; Salem, G.J.; Skinner, J.S. Exercise and physical activity for older adults. Medicine & science in sports & exercise. Vol. 41. Num. 7. 2009. p. 1510-1530.
-Coelho, C.F.; Burini, R.C. Atividade física para prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e da incapacidade funcional. Revista de Nutrição. Vol. 22. Num. 6. 2009. p. 937-946.
-Cruz, D.T.; Caetano, V.C.; Leite, I.C.G. Envelhecimento populacional e bases legais da atenção à saúde do idoso. Caderno Saúde Coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 18. Num. 4. 2010. p. 500-508.
-Fachineto, S.; Berté, J.K.; Pedrozo, S.C.; Ghizzi, J. Efeitos de um programa de jogos adaptados e musculação na aptidão física e na capacidade funcional de idosos. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 11. Num. 4. 2012. p. 222-226.
-Fidelis, L.T.; Patrizzi, L.J.; Walsh, I.A.P. Influência da prática de exercícios físicos sobre a flexibilidade, força muscular manual e mobilidade funcional em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Vol. 16. Num. 1. 2013. p. 109-116.
-Fonseca, A.I.S.; Barbosa, T.C.; Silva, B.K.R.; Ribeiro, H.S.; Quaresma, F.R.P.; Maciel, E.S. Efeito de um programa de treinamento de força na aptidão física funcional e composição corporal de idosos praticantes de musculação. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 12. Num. 76. 2018. p. 556-563.
-Gonçalves, R.; Gurjão, A.L.D.; Gobbi, S. Efeitos de oito semanas do treinamento de força na flexibilidade de idosos. Revista brasileira de cineantropometria e desempenho humano. Vol. 9. Num. 2. 2007. p. 145-53.
-Miranda, E.P.; Rabelo, H.T. Efeitos de um programa de atividade física na capacidade aeróbia de mulheres idosas. Movimentum- Revista Digital de Educação Física. Vol. 1. 2006.
-PNAD Contínua -Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua. Características gerais dos domicílios e dos moradores 2017. Rio de Janeiro. PNAD Contínua. 2018.
-Raso, V.; Andrade, E.L; Matsudo, S.M; Matsudo, V.K.R. Exercícios com pesos para mulheres idosas. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 2. Num. 4. 1997.
-Rikli, R.; Jones, J. Testes de aptidão física para idosos. São Paulo. Manole. 2008. p. 183.
-Silva, M.; Rabelo, H.T. Estudo comparativo dos níveis de flexibilidade entre mulheres idosas praticantes de atividade física e não praticantes. Movimentum- Rev Dig Edu Fis. Vol. 1. Num. 3. 2006. p. 1-15.
-Vale, R.G.S.; e colaboradores. Efeitos do treinamento resistido na força máxima, na flexibilidade e na autonomia funcional de mulheres idosas. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. Vol. 8. Num. 4. 2006. p. 52-58.
-World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. World Health Organization. Suiça. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).