Efeitos de um treinamento sobre a aptidão física de escolares praticantes de handebol da cidade do Rio de Janeiro
Resumo
Introdução: o handebol é uma modalidade esportiva coletiva, caracterizada por grande quantidade e variedade em suas movimentações, manipulações de bola e interação com outros atletas. A atividade física é um dos mais importantes pré-requisitos para o saudável crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, como também para o estabelecimento de um estilo de vida ativo durante a fase adulta. O objetivo do presente estudo foi analisar os níveis de aptidão física antes e após um treinamento proposto de escolares da Cidade do Rio do Janeiro praticantes de handebol, após 15 semanas de treinamento. Materiais e Métodos: a população foi composta por escolares de 12 a 15 anos de idade, pertencentes ao Ensino Fundamental uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro-RJ. Houve aprovação no comitê de Ética e pesquisa. Para a análise estatística foi utilizado para verificar a normalidade dos dados o teste de Shapiro Wilk. Quando os dados se apresentaram paramétricos foi utilizado o teste "t" para amostras pareadas, e para os dados não paramétricos foi utilizado o teste de Wilcoxon. Resultados: na comparação do pré-teste com o pós teste as 2 (duas) variáveis apresentaram diferença estatisticamente significante. Conclusão: as práticas específicas de modalidades esportivas referentes ao desporto handebol, apresentaram como sendo importantes para melhoria das capacidades motoras dos escolares na faixa etária estudada.
Referências
Böheme, M. T. S. Aptidão física: aspectos teóricos. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo. Vol. 7. 1993. p.52-55.
Borges, A. F. Avaliação e Comparação de Indicadores Antropométricos e Neuromusculares de Jovens Escolares do Ensino Fundamental do Interior Paulista. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba.2008.
Braga, F.; Generosi, R. A.; Garlipp, D. C.; Gaya, A. Programas de Treinamento de Força para Escolares sem uso de Equipamentos. Revista Eletrônica da Ulbra São Jerônimo. Vol.3. 2008.
Caputo, E. L.; Silva, M. C.; Correia, P. V.; Pereira, W. E.; Vaz, V. P. Análise dos componentes de aptidão física de adolescentes praticantes de handebol. Lecturas Educación Física y Deportes. Ano14. Num. 133. 2009. p. 1-1.
Faigenbaum, A.D. Comparisonof 1 and 2 days per week of strength training in children. Res Q Exerc Sport. Vol. 73. 2002. p. 416-424.
Gaya, A.; Silva, G.Manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Projeto Esporte Brasil. 2007. p. 1-27.
Machado Filho, R. Aptidão física de meninos escolares da cidade de Guarulhos-SP praticantes de atividades relacionadas ao Futsal após 15 semanas de treinamento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 11. 2012. p. 11-16.
Machado Filho, R. Comparação de variáveis antropométrica de escolares da rede pública do estado de São Paulo praticantes de handebol e atividade física geral após três meses de treinamento. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 7. Num. 37. 2013. p. 71-77.
Machado Filho, R.; Pellegrinotti, I. L. Crescimento e desenvolvimento das capacidades motoras de escolares das 5as e das 6as séries praticantes de aulas esportivas e atividade física geral. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 7. Num. 40. 2013. p. 388-397.
Marins, J. C. B.; Giannichi, R. S. Avaliação e prescrição de atividade física. 3ª edição. Rio de Janeiro.Shape.2003.
Oliveira, A. R.; Gallagher, J. D. Treinamento de força muscular em crianças: novas tendências. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Vol. 2. Num. 3. 1997. p. 80-90.
Vargas, R. P.; Santi, H.; Duarte, M.; Cunha Junior, A. T. Característica antropométricas, fisiológicas e qualidades físicas básicas de atletas de handebol feminino. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 4. Num. 22. 2010. p. 352-362.
Copyright (c) 2021 RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do ExercÃcio
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).