Análise do comportamento da pressão arterial em exercícios de musculação observando as variáveis em dois tipos de respiração
Resumo
Com frequência o profissional de educação física se depara com indivíduos praticantes de treinamento resistido (musculação) em dúvidas sobre a respiração durante a execução dos exercícios. Necessitando contribuir com informações científicas sobre a influência da respiração na pressão arterial (PA), uma variável inotrópica importante na saúde cardiovascular. O objetivo do estudo foi analisar o comportamento da pressão arterial pré e pós-participação de exercícios de contra resistência, praticados com dois tipos de respiraÇão. Foram analisados 21 alunos sócios que aceitarem e estiverem de acordo com os termos de inclusão, sendo eles 9 do sexo masculino com média de idade 28,1 ± 9,9 anos e 12 do sexo feminino com média de idade 33,4 ± 7,4 anos. Os equipamentos utilizados para a coleta de dados: leg press 45 e supino horizontal barra. Os participantes foram submetidos a um teste submáximo para verificar o 1RM. Foram submetidos a 80% de 1 RM na primeira série utilizando a respirações eletiva ativa e após a recuperação, a mesma intensidade foi aplicada a manobra de valsalva (bloqueada). Avaliou-se a pressão arterial sistólica e diastólica pré e pós exercício com esfigmomanômetro aneroide. A pressão arterial sistólica (PAS) analisada intra-grupo, pré e pós-execução no supino horizontal aumentou 7,4 (5,6%) mm/Hg comparada entre a respiração bloqueada (valsalva). O resultado intra-grupo para o exercício do leg press 45° gerou uma diferença de 14,3 (10,5%) mm/Hg na mesma comparação. Entendendo-se assim que o tipo de respiração interfere na pressão arterial durante a execução dos exercícios investigados, sendo maior para o de segmento inferior.
Referências
-Aldenucci, B. G.; Camara, B.; Milistetd, M. Comportamento da pressão arterial e suas variáveis fisiológicas em resposta ao exercÃcio para treino de força dinâmica de membros inferiores. Cinergis. Vol. 11. Núm. 1. p. 22-27. 2010.
-Brandi, R.; Virtuoso Junior, J.S. Efetividade do exercÃcio fÃsico no controle da pressão arterial. Revista digital. Buenos Aires, 2008. DisponÃvel em: http://www.efdeportes.com/> Acesso em: 28/08/2016.
-Forjaz, C. M. L. ExercÃcios resistidos e sistema Cardiovascular. Cardiologia do ExercÃcio: do Atleta ao Cardiopata. 2ª edição. Cap. 14. p. 272.
-Fox, S. I. Fisiologia Humana. 7ª edição. Manole. 2007. p.431.
-Guyton, A. Fisiologia Humana. 6ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 1988. p. 244-253.
-Mcardle, W.; Katch, F.; Katch, V. Fundamentos da fisiologia do exercÃcio. 2ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2002.
-Mcardle, W.; Katch, F.; Katch V. Fisiologia do exercÃcio: energia, nutrição e desempenho humano. 6ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2008.
-Meirelles, F.; Teixeira, A L.; DIAS, M R. Respostas cardiovasculares entre exercÃcios de membros superiores e inferiores com diferentes padrões de respiração. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 23. 2013.
-Nascimento, M. A.; Cyrino, E. S.; Nakamura, F. Y.; Romanzini, M.; Pianca. H. J. C.; Queiróga, M. R. Validação da equação de Brzycki para a estimativa de 1-RM no exercÃcio supino em banco horizontal. Revista Brasileira Med Esporte. Vol. 13. Núm. 1. 2007.
-Polito, M. D.; Farinatti, P. T. V. Comportamento da pressão arterial após exercÃcios contra resistência: uma revisão sistemática sobre variáveis determinantes e possÃveis mecanismos. Revista Brasileira Med. Esporte. Vol. 12. Núm. 6. p. 386-92. 2006.
-Queiroga, M. R. Testes e medidas para avaliação da aptidão fÃsica relacionada à saúde em adultos. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2005.
-Santos, E. M. R.; Dias, I. B. F.; Santos, M.; Goldoni, M.; Novaes, J.; Simão, R. Comportamento agudo da pressão arterial após exercÃcios resistidos para pequenos e grandes grupamentos musculares. Revista Eletrônica da Escola de Educação FÃsica e Desportos. Vol. 3. Núm. 1. 2007.
-Silva, G. C.; Colatto, H.; Azevedo, A. S.; Lamp, C. R. Resposta da pressão arterial no exercÃcio resistido com sobrecargas de 60% e 80% de intensidade para membros superiores e inferiores de mulheres com diferentes nÃveis de treinamento de uma academia de musculação no municÃpio de Cacoal-Rondônia. Revista Eletrônica FACIMEDIT. Vol. 6. Núm. 1. 2017.
-Teixeira, C. V. L. S.; Guedes Junior, D P. Musculação - perguntas e respostas: as cinquenta dúvidas mais frequentes nas academias. São Paulo. Phorte. 2010.
-Teixeira, C V. L. S.; Guedes Junior, D P. Musculação: desenvolvimento corporal global. São Paulo. Phorte. 2009.
-Teixeira, A.; Rocha, G. Resposta da tensão arterial frente a três diferentes tipos de respiração em exercÃcio contra resistência. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do ExercÃcio. São Paulo. Vol. 7. Núm. 39. 2013.
Copyright (c) 2021 RBPFEX - Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).