Estudo comparativo dos transtornos de ansiedade e fatores associados em acadêmicas do curso de educação física e demais áreas da saúde
Resumo
Introdução: As mulheres tendem um maior risco em comparação aos homens de desenvolverem algum tipo de transtorno de ansiedade em alguma etapa da sua vida. Objetivo: O objetivo do estudo foi de comparar os transtornos de ansiedade em acadêmicas do curso de Educação Física e demais áreas da Saúde. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 200 acadêmicas do sexo feminino sendo 100 do curso de Educação Física e 100 das demais áreas da saúde. O instrumento utilizado foi o Manual do Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI). Foi utilizado os softwares gratuitos PSPP e o R versão 3.6.1 e teste estatístico do Qui-quadrado para verificar se houve associação do nível de ansiedade entre áreas. Resultados: De modo geral na (A-E) 5% das acadêmicas estão com A-E baixa, 80% Média, 15% Alta, enquanto, na A-T estão 12,5% baixa, 81% Média e 6,5% alta. Logo, tanto na (A-E) quanto na (A-T) elas manifestaram grau de ansiedade medianos. As do curso de Educação Física tanto na (A-E) quanto na (A-T) resultou em medianamente ansiosas, porém estão mais ansiosas no Estado. Já das demais áreas da saúde tanto na (A-E) quanto na (A-T) resultou em medianamente ansiosas, porém estão mais ansiosas no Traço. Conclusão: Os achados sugerem que no contexto geral as acadêmicas do curso de Educação Física como também das demais áreas da saúde revelaram que ambas os níveis de ansiedade se deram em moderados, negando a hipótese de que o nível de ansiedade estaria associado à área de estudo.
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