A influência dos exercí­cios resistidos com pesos sobre as variáveis da aptidão fí­sica relacionada à saúde em mulheres de meia-idade do município de Caçador - SC

  • Alexandre Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade do Contestado - UnC - Campus Caçador
  • Douglas Francisco Nogueira Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade do Contestado - UnC - Campus Caçador
  • Rafaela Liberali Programa de Pós-Graduação Lato-Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio - IBPEFEX
Palavras-chave: Aptidão física, Mulheres, Qualidade de vida

Resumo

O presente estudo teve como objetivo comparar a diferença dos níveis de Aptidão Física Relacionada à Saúde entre um grupo de mulheres praticantes recreacionais de exercício resistido com pesos, e um grupo de mulheres não praticantes de atividade física sistematizada. A amostra foi constituída de 22 mulheres, sendo, 11 do grupo de praticantes de exercício resistido com pesos da academia Transpiração, e 11 do grupo de não praticantes, participantes do grupo de mulheres do Bairro Bom Jesus, ambos da cidade de Caçador. As mulheres encontravam-se na faixa etária de 40 a 59 anos, caracterizada como Meia Idade. Os dados foram coletados com base em variáveis que indicam o nível de Aptidão Física Relacionada à Saúdesão eles: Composição Corporal, Aptidão Cardiorrespi-ratoria, Força Muscular, Resistência Muscular Localizada, Flexibilidade. Os grupos não apresentam diferença estatística nas variáveis: Idade, estatura e peso, portanto, são grupos homogêneos. Contudo nas variáveis IMC e RCQ, bem como nas variáveis relacionados à Aptidão Física Relacionada à Saúdeconcluiu-se que: o grupo de mulheres praticantes de exercícios resistidos com pesos apresentou um nível maior de Aptidão Física Relacionada à Saúde, portanto, tem um risco menor de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

Referências

-ACSM. Americam College Of Sports Medicine. Manual para Teste de Esforço e Prescrição de Exercícios. 6ªed. Rio de Janeiro. Guanabara Kooogan. 2003.

-Bean, A. O Guia Completo de Treinamento de Força. São Paulo. Manole. 1999.

-Campos, M.A. Musculação: Diabéticos, Osteoporóticos, Idosos, Crianças, Obesos. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.

-Fernandes, F.J. A Prática da Avaliação Física. 2ªed. Rio de Janeiro. Shape. 2003.

-Fleck, S.J. Treinamento de Força para Fitness e Saúde. São Paulo. Phorte. 2003.

-Franks, D.B.; Hawley, E.T. Manual do Condicionamento Físico Para a Saúde. 3ªed. Porto Alegre. Artes Médicas Sul. 2000.

-Freitas, E.V. Atividade Física e Terceira Idade, Tópicos Especiais Sobre Atividade Física. São Paulo. Atheneu. 2003.

-Gianichi, J.C.; Marins, J.; Bouzas, C. Avaliação e Prescrição de Atividade Física, Guia Completo. 3ªed. Rio de Janeiro. Shape. 2003.

-Gil, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3ªed. São Paulo. Atlas. 1991.

-Guedes, D.P. Musculação Estética e Saúde Feminina. São Paulo: Phorte. 2003.

-Glaner, M.F. Nível de Atividade Física e Aptidão Física Relacionada à Saúde em Rapazes Rurais e Urbanos. São Paulo. Revista Paulista de Educação Física. Vol. 16. Num. 1. 2002.p. 76-85.

-Guiselini, M. Aptidão Física Saúde Bem-estar. São Paulo. Phorte. 2004.

-Lark, S.M. Guia Completo da Menopausa. São Paulo. Cultrix. 1998.

-Leighton, J. Musculação. Rio de Janeiro. Sprint. 1987.

-Martins, D.M. Exercício Físico no Controle da Diabetes Mellitus. Guarulhos São Paulo. Phorte. 2000.

-Moura, J.A.R. Estatística Aplicada ao Trabalho dos Profissionais de Educação Física. Caçador. UnC. 2003.

-Nahas, M.V. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Londrina. Midiograf. 2001.

-Nieman, D.C. Exercício e Saúde: Como se Prevenir de Doenças Usando o Exercício como seu Medicamento. São Paulo. Manole. 1999.

-Philip, A. Exercício e Qualidade de Vida. São Paulo. Manole. 2001.

-Pollock, M.L.; Wilmore, J.H. Exercícios na Saúde e na Doença: Avaliação e Prescrição para a Prevenção e Reabilitação. 2ªed. Rio de Janeiro. Medsi. 1993.

-Robergs, A.; Roberts, R.O. Fisiologia do Exercício para Aptidão, Desempenho e Saúde. 1 ed. São Paulo. Phorte. 2002.

-Stewart, M. Vença a Menopausa Sem Terapia de Reposição Hormonal. São Paulo. Paulinas. 1999.

-Trien, S.F. Menopausa: A Grande Transformação. 3 ed. Rio de Janeiro. Rosa dos Ventos. 1994.

-Zago, A.S.; Gobbi, S. Valores Normativos da Aptidão Funcional de Mulheres de 60 a 70 anos. São Paulo. Revista Brasileira de Ciências do Movimento. Vol. 11. Num. 2. 2003. p. 77-86.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Santos, A. R. dos, Nogueira, D. F., & Liberali, R. (2012). A influência dos exercí­cios resistidos com pesos sobre as variáveis da aptidão fí­sica relacionada à saúde em mulheres de meia-idade do município de Caçador - SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(22). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/261
Seção
Artigos Científicos - Original