Mapeamento do efeito do exercício aeróbio na cognição de idosos com Alzheimer: uma revisão de escopo

  • Pedro Leonel Rodrigues da Silva Universidade Federal de São Paulo, Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano, Santos, São Paulo, Brasil.
  • Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin Universidade Federal de São Paulo, Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano, Santos, São Paulo, Brasil.
Palavras-chave: Doença de Alzheimer, Exercícios aeróbicos, Cognição

Resumo

O objetivo primário desta revisão de escopo foi identificar os efeitos cognitivos de exercícios aeróbicos em idosos com doença de Alzheimer. Secundariamente, identificamos e mapeamos os protocolos de treinamento aeróbio utilizados, incluindo o tipo de exercício, frequência, intensidade e durações das sessões e do programa. Além disso, descrevemos as principais escalas usadas na avaliação da cognição nos estudos incluídos. Para tanto, buscas sistematizadas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas (PubMed, Scielo, PEDro, Lilacs e Cochrane). Ao todo, 385 citações em potencial foram encontradas. Contudo, somente seis estudos foram elegíveis e, consequentemente, incluídos. A maioria dos estudos propôs o uso do cicloergômetro e somente um prescreveu a caminhada. Conforme esperado, a intensidade mais adotada foi a moderada e prescrita com base na frequência cardíaca de reserva ou na escala de Borg. A avaliação cognitiva mais aplicada foi a Alzheimer's Disease Assessment Scale - Cognitive section (ADAS-Cog). O ciclismo estacionário e a caminhada em intensidade moderada podem estabilizar ou reduzir a progressão do declínio cognitivo em idosos com DA, mantendo ou aumentando a cognição global destes indivíduos.

Biografia do Autor

Pedro Leonel Rodrigues da Silva, Universidade Federal de São Paulo, Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano, Santos, São Paulo, Brasil.

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena (2020); Estuda Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ, 2020-2024); Especialista em Fisiologia do Exercício aplicada à clínica, pela Universidade Federal de São Paulo-Campus Baixada Santista (UNIFESP, 2022); Lecionou Educação Física para o sexto ano regular na Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, em Senhora dos Remédios, Minas Gerais (2021). Atualmente é professor do Novo Ensino Médio na Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, lecionando as disciplinas de: "Tecnologia e Inovação" e "Introdução ao Mundo do Trabalho" para o primeiro ano do Ensino Médio. É aluno de iniciação científica do Grupo de Estudos em Comportamento Motor (GECOM) da UFSJ. Possui experiência em Equoterapia®, ensino de xadrez e em monitorias nas áreas de: anatomia, bioquímica e fisiologia humana. Áreas de estudo: fisiologia do exercício e neurociência. Meu ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-9661-6923.

Thatiane Lopes Valentim Di Paschoale Ostolin, Universidade Federal de São Paulo, Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano, Santos, São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Fisioterapia (2014), Mestrado em Ciências da Saúde (2017) e Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (2019) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Baixada Santista, Especialização em Educação e Tecnologias com Habilitação em Design Instrucional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2020) e, em andamento, Especialização em Saúde do Idoso pela UNIFESP. Entre 2015 e 2017, atuou como tutora na estratégia blended learning desenvolvida nos módulos de Cinesiologia I e II na graduação em Fisioterapia da UNIFESP-BS. Desde 2017, atua como tutora do curso de Especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (Modalidade à distância) da UNIFESP-BS, desenvolvendo atividades interdisciplinares e interprofissionais de Aprendizagem Baseada em Projeto, Problema e em Equipe e oferecendo suporte pedagógico para o uso do ambiente virtual de aprendizagem. Em 2020, tem desenvolvido atividades de design instrucional e tutoria no curso de Especialização em Cosmetologia e Estética Avançada da UNIFESP-BS. Além disso, é integrante do Estudo de Epidemiologia e Movimento Humano (Estudo EPIMOV) da UNIFESP-BS. Tem experiência na área de Educação em Saúde, com ênfase na educação e orientação postural a partir de práticas corporais integrativas e complementares e, desde 2015, no Ensino Superior em Saúde, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica e Fisiologia do Exercício.

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Publicado
2023-01-15
Como Citar
Silva, P. L. R. da, & Ostolin, T. L. V. D. P. (2023). Mapeamento do efeito do exercício aeróbio na cognição de idosos com Alzheimer: uma revisão de escopo. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 16(106), 523-561. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2620
Seção
Artigos Científicos - Original