Percepções de profissionais de educação física sobre o treinamento funcional

  • Maria Teresa Sudário Rocha Faculdade Presidente Antônio Carlos, Conselheiro Lafaiete-MG, Brasil.
  • Thais Carolyna de Lima Faculdade Presidente Antônio Carlos, Conselheiro Lafaiete-MG, Brasil.
  • Carla Caroline de Miranda Faculdade Presidente Antônio Carlos, Conselheiro Lafaiete-MG, Brasil.
  • Fabrício de Paula Santos Faculdade Presidente Antônio Carlos, Conselheiro Lafaiete-MG, Brasil.
Palavras-chave: Atividade Física, Educação e Treinamento Físico, Saúde

Resumo

O Treinamento Funcional é um programa flexível, personalizável, focado no praticante, que envolve movimentos naturais, melhorando a performance, com foco nas atividades da vida diária. A modalidade está amparada na melhoria de aspectos neurológicos que conduzem a capacidade funcional. Apesar dessa potencialidade, o que se percebe é o desenvolvimento da modalidade deslocada, com exercícios aleatórios para turmas grandes e heterogêneas em circuitos. Assim, o que pode acontecer é a falta de atenção ao aluno, a prática amparada no empirismo, elevando a possibilidade de insucesso no programa e a ocorrência de lesões, desistência da atividade e uma possível visão deturpada sobre a modalidade. Sendo assim, o estudo tem como objetivo analisar as percepções de Profissionais de Educação Física com relação ao Treinamento Funcional e os seus condicionantes para a saúde. A trilha cientifica qualitativa foi guiada pelos procedimentos de estudo descritivo-exploratório, a partir de uma entrevista semiestruturada com doze bacharéis em Educação Física atuantes com Treinamento Funcional. Para a compreensão dos dados foi feita uma análise por categorias temáticas. A partir dos resultados, foi observada uma grande variedade de percepções sobre o Treinamento Funcional, muitas destas embasadas pela literatura atual da área, principalmente no que se refere aos objetivos da modalidade. Porém, ao encontrar as respostas sobre o formato das aulas, poucos entrevistados desenvolvem as aulas de acordo com o que se espera a partir das respostas dadas anteriormente. Conclui-se que, em muitos casos, as exposições teóricas sobre o Treinamento Funcional ainda não encontraram o desenvolvimento das aulas de forma prática.

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Publicado
2023-11-26
Como Citar
Rocha, M. T. S., Lima, T. C. de, Miranda , C. C. de, & Santos, F. de P. (2023). Percepções de profissionais de educação física sobre o treinamento funcional. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 17(110), 372-383. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2761
Seção
Artigos Científicos - Original