Compreensão celular dos efeitos do exercício físico na condição de diabete: análise de estratégia didática aplicada a jovens do ensino médio

  • Felipe Ramos Melo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • André Williams Bazzo Fernandes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Fernanda Yoshiko Souza Nishi Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Vinícius de Lima Montello Jardim Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Luciane Candeloro Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
  • Ludimila Canuto Faccioni Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.
Palavras-chave: Resistência à insulina, Material didático, Saúde, Prevenção

Resumo

A glicose é a principal molécula energética do corpo humano, sendo internalizada por adipócitos e miócitos por transportadores GLUT4 presentes na citomembrana mediante ação de insulina. No diabetes, a ausência ou disfuncionalidade da insulina causa hiperglicemia. Esse quadro tem aumentado mundialmente entre os adolescentes. Aliado no controle do diabetes, o exercício físico estimula translocamento de GLUT4, independentemente da insulina, para a membrana plasmática. Este trabalho propôs uma dinâmica que permitisse a compreensão da atividade física na melhora dos níveis glicêmicos. Aplicou-se questionários, pré e pós dinâmica, a 16 alunos do Ensino Médio de escola estadual de Campo Grande, MS. A dinâmica continha sequência lúdica com modelos da captação da glicose mediada pela atividade física. Resultados: Antes da dinâmica, os alunos pouco conheciam sobre a importância do exercício físico sobre a homeostasia glicêmica, mas reconheciam a importância da insulina para a absorção da glicose. Após a dinâmica, 81,25% dos alunos compreenderam que o GLUT4 atua aumentando a glicose dentro da célula e 68,8% deles, que o exercício físico favorece o translocamento do GLUT4 para a membrana plasmática. Conclusão: a atividade sugere promover conhecimento dos sujeitos sobre a regulação glicêmica e conscientizou a importância da atividade física no tratamento do diabetes.

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Publicado
2024-10-01
Como Citar
Melo, F. R., Fernandes, A. W. B., Nishi, F. Y. S., Jardim, V. de L. M., Candeloro, L., & Faccioni, L. C. (2024). Compreensão celular dos efeitos do exercício físico na condição de diabete: análise de estratégia didática aplicada a jovens do ensino médio. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 18(116), 385-397. Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/2901
Seção
Artigos Científicos - Original