Motivação e aderência à prática esportiva em alunos dos Institutos Federais
Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar quais motivos levam adolescentes competidores dos Jogos dos Institutos Federais 2018 à prática esportiva, uma vez que tal conhecimento pode elevar a aderência ao esporte competitivo. Participaram do estudo 228 escolares (157 meninos, 71 meninas), com idades entre 15 e 19 anos, do 1º ao 3º ano do ensino médio da rede de Institutos Federais (IFs), que disputaram os Jogos dos Institutos Federais (JIFs) nas modalidades futsal, voleibol, handebol e basquete no ano de 2018. Foi empregado o Inventário de Motivação para a Prática Desportiva adaptado. Como resultados, destacam-se o futsal, com alta ênfase na competência desportiva em ambos os sexos (3,93 ±0,61 masculino e 3,89 ±0,58 feminino), enquanto no voleibol feminino (3,87 ±1,35) prevalecem motivações ligadas à amizade/lazer e competência desportiva no sexo masculino (3,63 ±0,64). No basquete e handebol masculinos, a amizade/lazer se destacam (3,87 ±0,80 e 3,97 ±0,70, respectivamente). A partir dos achados do presente estudo, destaca-se que, para os participantes dos JIF’s, os fatores relacionados à competência desportiva e lazer/amizade foram apontados como os mais importantes. Indica-se, também, que não há hierarquia entre fatores motivacionais entre modalidades esportivas distintas.
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