A expectativa de vida entre os gêneros no estado do Espí­rito Santo em 2010

  • Douglas Pereira Mendes Faculdades Integradas São Pedro - FAESA - Curso de Educação Fí­sica - Vitória/ES
  • Ligia Nogueira Monteiro Faculdades Integradas São Pedro - FAESA - Curso de Educação Fí­sica - Vitória/ES
  • Alice Medeiros Kulnig Faculdades Integradas São Pedro - FAESA - Curso de Educação Fí­sica - Vitória/ES
  • Daniel Nogueira Folador Secretaria Municipal de Esportes e Lazer - SEMESP/PMV - Vitória/ES
  • Luis Antonio da Silva Instituto Federal do Espí­rito Santo - IFES - Vitória/ES
  • Newton Nunes Instituto do Coração - InCor/SP, HC-FMUSP
Palavras-chave: Expectativa de vida, Gênero, Doenças

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar se existe diferença na expectativa de vida entre os gêneros no estado do Espírito Santo de acordo com levantamento de dados no laudo da verificação de óbito do Serviço de Verificação de Óbito –SVO, pois de acordo com a literatura existem algumas diferenças relativas à saúde do homem e da mulher. O Serviço de Verificação de Óbitos é responsável pelo esclarecimento de causas de mortes ainda não esclarecidas por “morte natural”, promovem diagnósticos e acompanhamento de surtos ou casos isolados de doenças emergentes ou reemergentes de todo o estado do Espírito Santo. As causas das mortes são confirmadas por necropsia. Procurou-se identificar as expectativas de vida do gênero masculino e do gênero feminino e registrar as principais causas de óbitos entre os gêneros no Estado do Espírito Santo de acordo com os laudos das necropsias. A natureza da pesquisa foi quantitativo-descritiva que compreendeu a análise de 307 documentos de necropsia por meio de questionário com 20 questões relativas a hábitos de vida, histórico familiar e as principais causas de óbito por morte natural de indivíduos no período de 01 de janeiro a 06 de março de 2010. Os resultados apontaram para diferenças na expectativa de vida entre os gêneros e relativa diminuição da expectativa de vida no estado neste período em relação ao publicado pelo governo. Ainda nesse período verificou-se mortalidade maior por Doenças do Aparelho Respiratório que as Doenças Cardiovasculares, e grande percentual de sedentarismo entre os sujeitos pesquisados.

Referências

-Anjos, M. Doenças Respiratórias e Exercício Físico. Trabalho de conclusão de curso. Faculdades Integradas São Pedro. 47 f. 2008.

-BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Painel de indicadores do SUS, 2. Temático saúde da mulher. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 mar. 2010.

-BRASIL. serviço de informações sobre mortalidade -secretaria de vigilância em saúde/ministério da saúde.Dasis. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obtbr.def>. Acesso em: 15 mar. 2010.

-Carvalho, T.; e colaboradores. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Revista Digital -Revista Brasileira de Medicina Esportiva. Vol. 2. Num. 4. Out/Dez, 1996. p. 79-78.

-CIA -Central Intelligence Agency. The world factbook. Disponível em: <https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/geos/br.html>. Acesso em: 15 mar. 2010.

-Figueiredo, W. Assistência à saúde dos homens: um desafio para os serviços de atenção primária. Revista Digital -Ciência & Saúde. Rio de Janeiro. Vol. 10. Num. 1. Jan./Mar. 2005.

-IBGE. Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil. 2009. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2010.

-IBGE. População recenseada e estimada, segundo os municípios -Espírito Santo –2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/contagem2007/contagem_final/tabela1_1_18.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2010.

-IBGE. Projeção da população do Brasil por sexo e idade 1980-2050: Revisão 2008. 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2008/projecao.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2010.

-Instituto Jones dos Santos Neves/Portal Do Governo Do Espírito Santo. Informações gerais. Disponível em: <http://www.es.gov.br/site/espirito_santo/infos_gerais.aspx>. Acesso em: 15 mar. 2010.

-Macedo, C.S.G.; e colaboradores. Benefícios da atividade física para a qualidade de vida. Revista Brasileira de atividade física e saúde. Vol. 8. Num. 2. 2008. p. 19-27.

-Malta, D.C.; e colabordores. Lista de causas de mortes evitáveis por intervenções do Sistema Único de Saúde do Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília. Vol. 16. Dez. 2007. p. 229-233.

-Matsudo, S.M. Nível de atividade física da população do Estado de São Paulo: análise de acordo com o gênero, idade, nível socioeconômico, distribuição geográfica e de conhecimento. Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília. Vol. 10. Num. 4. Outubro. 2002. p. 41-50.

-Nieman, D. Exercício e saúde. São Paulo: Manole, 1999.

-ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Saúde nas Américas, 2007: Brasil. vol. 2. 2007. Disponível em: <http://www.paho.org/hia/archivosvol2/paisespor/Brazil%20Portuguese.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2010.

-Pinheiro, R.S.; e colaboradores. Gênero, morbidade, acesso e utilização de serviços de saúde no Brasil. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 7. Num. 4. 2002.

-Soares, J.F.; Siqueira, A.L. Introdução à estatística médica. Belo Horizonte: Departamento de Estatística. UFMG, 1999.

-Vittore, A.; Aguiar, D. Índice de doenças cardiovasculares em pacientes submetidos à necropsia no serviço de verificação de óbitos. Trabalho de conclusão de curso. Faculdades Integradas São Pedro. 55 f. 2009.

Publicado
2012-01-01
Como Citar
Mendes, D. P., Monteiro, L. N., Kulnig, A. M., Folador, D. N., da Silva, L. A., & Nunes, N. (2012). A expectativa de vida entre os gêneros no estado do Espí­rito Santo em 2010. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 4(24). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/292
Seção
Artigos Científicos - Original