A motivação das alunas de dança pelas aulas de flexibilidade
Resumo
Objetivo: Verificar os fatores motivacionais das alunas de dança pelas aulas de flexibilidade em um projeto cujo nome é cirandar em uma escola pública na região metropolitana de Belo Horizonte. Metodologia: Pesquisa descritiva aplicada em uma amostra de 18 crianças do sexo feminino entre 10 e 11 anos. Os instrumentos de medida utilizados foram questionários (inventário de autoregulação) adaptados para esta pesquisa. Resultados: Os resultados indicam que grande parte da amostra, se mantém realizando as aulas de flexibilidade para melhorar na dança, pois, promove amplitude de movimento e para crescer com saúde. Conclusão: Os resultados indicam que o que mais motiva as alunas realizarem as aulas de flexibilidade é para melhorar na dança e crescer com saúde.
Referências
-Agostini, B.R. Balett Clássico: Preparação Física, aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Várzea Paulista, SP: editora Fontoura, 2010.
-Araujo. C. G. S. Avaliação da flexibilidade: valores normativos do flexiteste dos 5 aos 91 anos de idade. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 90, n. 4, São Paulo, 2008 [acesso on-line 09/01/12]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2008000400008
-Assumpção, A.C.R. O Balé e a Dança Contemporânea na formação humana: Caminhos para emancipação. Revista Pensar a Prática, v. 06, n. 6 p.1-19, UFG, Curitiba, 2003. [acesso on-line 12/01/12]. Disponível em:http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/52
-Braganhol, M. A. Santos, R. A. Fatores motivacionais para a prática de dança em meninas. Cinergis, v.10, n. 2, p. 35-41, Jul/Dez, 2009. [acesso on line: 20/12/2011] Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/viewFile/1707/1167
-Chagas, M. H. et al. Comparação de duas diferentes intensidades de alongamento na amplitude de movimento. Revista Brasileira Medicina do Esporte, v.14, n. 2, p. 99-103, 2008. [acesso on-line: 20/12/2011] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v14n2/03.pdf
-Falsarella, A. P e Amorim, D. B A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 6, 2008 [acesso on-line 12/01/12]. Disponível em: http://polaris.bc.unicamp.br/seer/fef/viewarticle.php?id=311
-Fonseca, C. C. Esquema Corporal, Imagem Corporal e Aspectos Motivacionais na Dança de Salão. Dissertação de mestrado, Universidade de São Judas Tadeu, São Paulo, 2008. [acesso on line: 20/12/2011] Disponível em:http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/078.pdf
-Fontana, P.S.; A motivação na ginástica rítmica: um estudo descritivo correlacional entre dimensões motivacionais e autodeterminação em atletas de 13 a 16 anos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física Ciências do Movimento Humano 2010. [acesso on line: 20/12/2011] Disponível em:http://hdl.handle.net/10183/26198
-Freire, I. M. Dança-Educação: O corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Cad. CEDES. v. 21, n.53, p. 31-55, 2001. [acesso on line: 20/12/2011] Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622001000100003&script=sci_arttext
-Guimarães, S. È. R.; Boruchovitch, E. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intriseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista Psicologia: Reflexão e Critica, v. 17, n.2, p.143-150, 2004. [acesso on line: 19/12/2011] Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n2/22466.pdf
-HernandezJ, A. E , Voser, R. C e Lykawka, M. G. Motivação no esporte de elite: comparação de categorias do futsal e futebol. Revista Digital efdeportes.com, ano 10, Nº 77, 2004. [acesso on-line 20/01/12]. Disponível em:http://www.efdeportes.com/efd77/motiv.htm
-Lages, S. M. R. N. Dança Folclórica: um estudo comparativo do gasto calórico e das qualidades físicas básicas em universitários de diferentes níveis técnicos. Dissertação de Mestrado, p. 1-68. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Natal, RN, 2008. [acesso on line: 19/12/2011] Disponível em: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tedesimplificado/tde_arquivos/23/TDE-2008-12-03T043306Z-1643/Publico/SolangeMRNL.pdf
-Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. 2ª ed rev ampl, Florianópolis: Postmix, 2011, 206p.
-Lopes, P. e Nunomura, M.; Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Revista Brasileira Medicina do Esporte. Fís. Esp., v. 21, n. 3, p. 177-187, 2007. [acesso on line: 19/12/2011] Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21n3/v21n3a2.pdf
-MachadoV. C e Ferreira Filho R. A. Inclusão de movimentos básicos de ginástica rítmica nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital efdeportes.com, ano 14, Nº 141, 2010. [acesso on-line 13/01/12]. Disponível em:http://www.efdeportes.com/efd141/ginastica-ritmica-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar.htm
-Milazzotto, M. V.; CorazzinaL. G.; Liebano, R. E. Influência do número de séries e tempo de alongamento estático sobre flexibilidade dos músculos isquiotibiais em mulheres sedentárias. Revista Brasileira de Medicina do Esporte Vol. 15, Nº 6, Niterói, Nov./ Dez. 2009 [acesso on-line: 09/01/12]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922009000700003
-Mommensohn, M. e Petrella, P. Reflexões sobre LABAM, O mestre do movimento. Editora Summus; São Paulo, 2006.
-Moreira, J. A importância dos fatores motivacionais na produtividade dos Colaboradores de organizações esportivas da cidade de Curitiba –Dissertação de Mestrado, p. 1-89, Universidade de Extremadura -Espanha FAESP/IPCA –Brasil, Paraná, 2002. [acesso on-line: 05/01/12]. Disponível em:http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/36/61
-Rocha, J. M. Motivação à prática regular de atividades físicas: um estudo com praticantes de Taekwondo. Monografia Graduação, p.1-44, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura. Porto Alegre, 2009. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18861/000732083.pdf?sequence=1
-Scarpato, M. T. Dança Educativa: Um fato em escolas de São Paulo. Cad. CEDES, v. 21, n. 53, p. 57-68, 2001. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n53/a04v2153.pdf
-Silva, L.C.G.; et al. Aspectos motivacionais que influenciam a permanência de crianças e adolescentes no programa Unileste Cidadã –Revista Digital efdeportes.com, Buenos Aires, ano 12, n. 118, Mar, 2008. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd118/aspectos-motivacionais-que-influenciam-a-permanencia.htm
-Strazzacappa, M. A educação e a fabrica de corpos: A dança na escola. Cad. CEDES, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100005
-Teixeira, F. G. A dança e a ginásticas como práticas pedagógicas na Educação Física. Revista Espaço Acadêmico. Rio Grande do Sul, Nº 91, ano VIII, 2008. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622001000100005
-Tresca, R. P. e Dante, D. R. J. Estudo Comparativo da motivação intrínseca em escolares praticantes e não praticantes de dança. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília v. 8, n. 1, p. 9–13, janeiro, 2000. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://cev.org.br/biblioteca/estudo-comparativo-motivacao-intrinseca-escolares-praticantes-nao-praticantes-danca/
-Verderi, E. Dança na escola: Uma proposta pedagógica. São Paulo. Editora Phorte, 2009.
-Zanetti, M. C.; Lavoura, T.N.; e Machado, A. A. Motivação no esporte infanto juvenil. Revista da Faculdade de Educação Física, UNICAMP, Campinas, v. 6, n. especial, p. 438-447 Julho, 2008. [acesso on-line: 13/01/12]. Disponível em:http://polaris.bc.unicamp.br/seer/fef/viewarticle.php?id=324
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).