Analise da diferença nas circunferências de membros inferiores e superiores de atletas de voleibol de praia do estado de Santa Catarina
Resumo
Objetivo:Este estudo teve como objetivo verificar se existe diferença nas circunferências de membros inferiores e superiores dos lados direito e esquerdo de atletas de Voleibol de Praia do Estado de Santa Catarina de ambos os gêneros, na idade entre 18 e 45 anos. Materiais e métodos: Fizeram parte deste estudo 14 atletas, sendo 7 do gênerofeminino e 7 do gêneromasculino, a pesquisa foi realizada em uma academia no município de Itapema sob autorização do diretor. Resultados:Para as variáveis (peso, altura e IMC) observam-se dois grupos (masculino x feminino) com valores heterogêneos (p= 0,00). Já o IMC dos homens apresentou os seguintes valores: 43% eutróficos, 29% com sobrepeso e 29% com graus de obesidade enquanto as mulheres apresentaram 100% eutróficas. Conclusão:conclui-se queos homens apresentaram maiores perímetros de braços comparados com as mulheres. Quando comparados os lados dominantes e não dominantes do mesmo gêneroconclui-se que o estudo apresentou simetrias nas circunferências musculares dos atletas de voleibol de praia.
Referências
-Jackson, A.S.; Pollock, M.L.; Ward, A. Generalized equations for predicting body density of women. Medicine and Science in Sports and Exercise. Vol. 12. 1980. p. 175-181.
-Monteiro, H.L.; Neto-Junior, J.; Pastre, C.M.(2004). Alterações posturais em atletas brasileiros do gênero masculino que participaram de provas de potência muscular em competições internacionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10. Num. 3. 2004. p. 195-198.
-Silva, O.G.; Milani, N.S. Força de prensão manual nos lados dominante e não-dominante em jogadores de voleibol. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 27, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: CELAFISCS, 2004. p. 189.
-Pelegrinotti, I.L.; Souza, S.J.G. Avaliação da performance de voleibolistas por meio do teste the “TW 20 meters” test. Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Brasil., 2007.
-Resende, B.L.; e colaboradores. Atual preparação física da seleção brasileira masculina. Revista de Educação Física. Num. 127. 2003.
-Zar, J.C.F.; e colaboradores. Perfil somatotípico dos atletas de voleibol masculino do Brasil participantes dos jogos olímpicos de Atenas. Revista de Educação Física. Num.129. 2004.
-Samulski, D.M. e colaboradores. A criatividade no voleibol brasileiro de alto rendimento: uma análise dos conceitos e diferenças existentes entre gêneros. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2006. p. 83-106.
-Inácio, M.P.O. Estudos das Exigências Fisiológicas e funcionais do Jogo de Voleibol de Praia e suas implicações na Recuperação. Porto, Monografia(Voleibol, Desporto e Treinamento)-Faculdade de Desporto, Universidade do Porto. 2006.
-Resende, R. Caracterização da atividade física em voleibol de praia. Revista Horizonte. Vol. 13. Num. 74. 1996. p. 1-12.
-Resende, R.; Soares, J. Caracterização da atividade física em voleibol de praia.
-Mesquita, I.; Moutinho, C.; Faria, R. Investigação em voleibol: Estudos ibéricos. Porto: Universidade do Porto, 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).