Analise da diferença nas circunferências de membros inferiores e superiores de atletas de voleibol de praia do estado de Santa Catarina

  • Leize Bianchini Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Esporte e do Exercí­cio. Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Adriana Brandão Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Esporte e do Exercí­cio. Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Rafaela Liberali Programa de Pós Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Fisiologia do Esporte e do Exercí­cio
  • Francisco Navarro Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Palavras-chave: Simetria muscular, Unilateral

Resumo

Objetivo:Este estudo teve como objetivo verificar se existe diferença nas circunferências de membros inferiores e superiores dos lados direito e esquerdo de atletas de Voleibol de Praia do Estado de Santa Catarina de ambos os gêneros, na idade entre 18 e 45 anos. Materiais e métodos: Fizeram parte deste estudo 14 atletas, sendo 7 do gênerofeminino e 7 do gêneromasculino, a pesquisa foi realizada em uma academia no município de Itapema sob autorização do diretor. Resultados:Para as variáveis (peso, altura e IMC) observam-se dois grupos (masculino x feminino) com valores heterogêneos (p= 0,00). Já o IMC dos homens apresentou os seguintes valores: 43% eutróficos, 29% com sobrepeso e 29% com graus de obesidade enquanto as mulheres apresentaram 100% eutróficas. Conclusão:conclui-se queos homens apresentaram maiores perímetros de braços comparados com as mulheres. Quando comparados os lados dominantes e não dominantes do mesmo gêneroconclui-se que o estudo apresentou simetrias nas circunferências musculares dos atletas de voleibol de praia.

Referências

-Jackson, A.S.; Pollock, M.L.; Ward, A. Generalized equations for predicting body density of women. Medicine and Science in Sports and Exercise. Vol. 12. 1980. p. 175-181.

-Monteiro, H.L.; Neto-Junior, J.; Pastre, C.M.(2004). Alterações posturais em atletas brasileiros do gênero masculino que participaram de provas de potência muscular em competições internacionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 10. Num. 3. 2004. p. 195-198.

-Silva, O.G.; Milani, N.S. Força de prensão manual nos lados dominante e não-dominante em jogadores de voleibol. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 27, 2004, São Paulo. Anais. São Paulo: CELAFISCS, 2004. p. 189.

-Pelegrinotti, I.L.; Souza, S.J.G. Avaliação da performance de voleibolistas por meio do teste the “TW 20 meters” test. Universidade Metodista de Piracicaba, SP, Brasil., 2007.

-Resende, B.L.; e colaboradores. Atual preparação física da seleção brasileira masculina. Revista de Educação Física. Num. 127. 2003.

-Zar, J.C.F.; e colaboradores. Perfil somatotípico dos atletas de voleibol masculino do Brasil participantes dos jogos olímpicos de Atenas. Revista de Educação Física. Num.129. 2004.

-Samulski, D.M. e colaboradores. A criatividade no voleibol brasileiro de alto rendimento: uma análise dos conceitos e diferenças existentes entre gêneros. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2006. p. 83-106.

-Inácio, M.P.O. Estudos das Exigências Fisiológicas e funcionais do Jogo de Voleibol de Praia e suas implicações na Recuperação. Porto, Monografia(Voleibol, Desporto e Treinamento)-Faculdade de Desporto, Universidade do Porto. 2006.

-Resende, R. Caracterização da atividade física em voleibol de praia. Revista Horizonte. Vol. 13. Num. 74. 1996. p. 1-12.

-Resende, R.; Soares, J. Caracterização da atividade física em voleibol de praia.

-Mesquita, I.; Moutinho, C.; Faria, R. Investigação em voleibol: Estudos ibéricos. Porto: Universidade do Porto, 2003.

Publicado
2012-04-19
Como Citar
Bianchini, L., Brandão, A., Liberali, R., & Navarro, F. (2012). Analise da diferença nas circunferências de membros inferiores e superiores de atletas de voleibol de praia do estado de Santa Catarina. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 5(30). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/399
Seção
Artigos Científicos - Original

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##