Efeitos cardiorrespiratórios e hemodinâmicos após 12 meses de condicionamento físico em um grupo de cardiopatas
Resumo
Objetivo: avaliar os efeitos cardiorespiratórios e hemodinâmicos num programa de Reabilitação Cardíaca após 12 meses de treinamento. Amostra: 8 indivíduos do genero masculino com doença arterial coronariana, idade 57 ± 14 anos, que submeteu-se a três testes Cardiopulmonares. Métodos: Os Testes realizados no início, seis meses e um ano após a intervenção. Realizado em esteira ergométrica Imbramed, analisador de gazes VO2000, usando o protocolo de RAMPA. Treinamento físico, realizado com freqüência de 3 vezes por semana, duração de 90 minutos. Foi realizada uma análise descritiva das variáveis cardiorrespiratórias e hemodinâmicas. Resultados: O VO2MAX encontrado em L1 e L2 aumentou de acordo com o tempo de adesão ao programa de reabilitação, comparando o teste inicial, seis meses e doze meses, e somente o VO2MAX encontrado em L1 nos momentos inicial e doze meses apresentou diferenças estatisticamente significativas. Conclusões: Com o exercício físico constante, podemos considerar que o indivíduo que pratica atividade física tende a ter perda de peso mesmo que não significativa estatisticamente é o suficiente para reduzir a pressão arterial, as concentrações de colesterol total, reduzindo assim outros eventos cardíacos. Em conclusão, pode-se observar que um programa de condicionamento físico é benéfico para esta população especial.
Referências
- DATASUS. Indicadores de Mortalidade. Ministério da Saúde. Taxa de mortalidade especifica por doenças do aparelho circulatório. Taxa de doença isquêmica do coração. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?idb2006/c08.def. acessado em 15/05/07.
- Diretriz de Reabilitação Cardíaca. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2005;84(5).
- Nobre Cuce R. Moacyr. Ver Assoc Brás.2006; 52(2):118-24.
- Rosenttul, L. Adriana, Faria M. Wagner, Meirelles R. Luisa. Efeito da Atividade Aeróbia sobre a função cardiovascular na fase III da cirurgia de Revascularização do Miocárdio. Rev. Soc. Cardiologia do Estado de São Paulo. 2005;15(3):9-17.
- Yazbek, Júnior Paulo; Battistella, Linamara Rizzo. Condicionamento Físico do atleta ao transplantado. Aspectos Multiciplinares na Prevenção e Reabilitação Cardíaca. São Paulo: SARVIER: Associação Paulista de Medicina.1994.
- Santos, José Ernesto. Perda de peso (mesmo que aparentemente modesta) e exercício físico: Duas armas poderosas na redução de fatores de risco de doença arterial coronariana. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2006;87(6).
- Barros. Turíbio. Respostas cardiovasculares ao exercício em pacientes com ICC de diferentes Faixas Etárias. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. 2006;86(1).
- Rozentul, Adriana Landureza e Colaboradores. Efeitos da atividade aeróbica sobre a função cardiovascular na fase III da cirurgia de revascularização do miocárdio. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo. vol. 3, n. 3, Maio/Junho/2005.
- Negrão, Carlos Eduardo; Barreto, Antônio Carlos Pereira. Cardiologia do Exercício. Do atleta ao cardiopata. Barueri, SP: Manole, 2005.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).