As contribuições da prática sistemática da capoeira no desenvolvimento psicomotor de meninos com 06 e 07 anos de idade do municí­pio de Caçador - SC

  • Alan de Jesus Pires de Moraes Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Márcia Aparecida Gonçalves Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Mauro Rogério dos Reis Universidade Alto Vale do Rio do Peixe/UNIARP
  • Joel Caetano Professor de Capoeira do Colégio de Aplicação da UNIARP (Universidade Alto Vale do rio do Peixe)
  • Moacir Pereira Jr Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabio Henrique Ornellas Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)
Palavras-chave: Capoeira, KTK, Coordenação Motora, Psicomotricidade

Resumo

Objetivo: Verificar as contribuições da prática sistemática da capoeira no desenvolvimento psicomotor de meninos com 06 e 07 anos de idade. Método: Estudo transversal, com 20 (vinte) voluntários masculinos, idades entre 6 e 7 anos (dez praticantes de capoeira a pelo menos seis meses (grupo capoeira) e os outros dez não praticantes de capoeira (grupo controle)). Para mensurar o nível da coordenação corporal, foi utilizado o Teste KTK (Körperkoordination Test Für Kinder). Resultados: o grupo controle obteve nível Bom de coordenação. Já o grupo capoeira, alcançou o nível Alto, sendo superior em todos os critérios em relação ao grupo controle, diferenças confirmadas com teste t de student (p<0,05). Conclusão: a hipótese foi confirmada, indicando que a prática sistemática da capoeira melhora o nível de coordenação corporal de seus praticantes.

Biografia do Autor

Alan de Jesus Pires de Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Fisiologista do Exercí­cio, pesquisador-colaborador na UDESC, linha de pesquisa: Treinamento e Doença.

Márcia Aparecida Gonçalves, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Fisioterapeuta, pesquisador/colaboradora na UDESC, linha de pesquisa: Treinamento e Doença.

 

Mauro Rogério dos Reis, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe/UNIARP

Professor Mestre do Curso de Educação Fí­sica na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Moacir Pereira Jr, Universidade Do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor de Capoeira do Colégio de Aplicação da UNIARP (Universidade Alto Vale do rio do Peixe)

Fabio Henrique Ornellas, Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercí­cio (IBPEFEX)

Editor associado da RBPFEX, Prof Mestre da Universidade Gama Filho no programa de Pós-graduação.

 

 

Referências

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Publicado
2012-07-18
Como Citar
Moraes, A. de J. P. de, Gonçalves, M. A., Reis, M. R. dos, Caetano, J., Pereira Jr, M., & Ornellas, F. H. (2012). As contribuições da prática sistemática da capoeira no desenvolvimento psicomotor de meninos com 06 e 07 anos de idade do municí­pio de Caçador - SC. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 6(34). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/432
Seção
Artigos Científicos - Original

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