Comparação das respostas hemodinâmicas durante uma aula de ciclismo indoor
Resumo
O presente estudo ira verificar os aspectos hemodinâmicos em resposta à atividade física, serão abordados aqui com o intuito de comparar as diferentes respostas da freqüência cardíaca, da pressão arterial, do duplo produto e da percepção subjetiva de esforço em exercício aeróbio. Participaram deste estudo 6 mulheres treinadas a pelo menos 1 ano na atividade em que foi avaliada. As medidas de pressão arterial e freqüência cardíaca foram feitas a cada 5 minutos até o término dos 45 minutos de aula, estando o avaliado na posição em pé, utilizando-se para isso um aparelho digita de marca OMRON® modelo HEM 650INT; e monitor de FC da marca Polar® modelo S120. Os resultados deste estudo mostram que para este grupo de indivíduos os valores de duplo produto da aula de RPM estão dentro dos parâmetros de normalidade em relação ao esforço e sobrecarga cardiovascular.
Referências
- American College Of Sport Medicine. Position statement on the recommended quantify and quality of exercise for developing cardiorespiratory and muscular fitness in healthy adults. Medicine and Science in Sport and Exercise, 22: 265-274, 1990.
- American College Sports of Medicine. (2007). Manual do ACSM para teste de esforço e prescrição de exercício. Trad. Paula Chermont P. Estima. 5. ed. Rio de Janeiro. Revinter.
- Farinatti, P.T.V.; Assis, B.F.C.B. Estudo da frequência cardíaca, pressão arterial e duplo-produto em exercícios contra-resistência e aeróbio contínuo. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v. 5, n. 2, p. 5-16, 2000.
- Borg, G. Escala de Borg para dor e esforço percebido. São Paulo: Manole, 2000.
- Mello, D.B.; Dantas, E.H.M.; Novaes, J.S.; Albergaria, M.B.Ci. Fisiológicas do CI. Fitness e Performance Journal, v. 2, n. 1, p.30 – 40, 2003.
- Sapucahy, L.S.Jr. Efeito do treinamento de Spinning continuo e intervalado nas respostas hemodinâmicas, na percepção subjetiva de esforço e na concentração de lactato. 93 fs. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade Humana) Universidade Castelo Branco, UCB, RJ, 2005.
- Guyton, A.C. (1992). Tratado de Fisiologia Médica. Trad. Celso de R. F. Filho, Charles A. Esbérard, Fernando D. Mundim, Patrícia L. V. Pinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).