Comparação das respostas hemodinâmicas durante uma aula de ciclismo indoor

  • Luiz Alessandro Meneghelli Programa de Pós - Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Fernanda Lourenço Vilela Programa de Pós - Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Francisco Navarro Programa de Pós - Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercí­cio - Prescrição do Exercí­cio da Universidade Gama Filho - UGF
Palavras-chave: Ciclismo, Frequência cardíaca, Pressão arterial, Duplo produto

Resumo

O presente estudo ira verificar os aspectos hemodinâmicos em resposta à atividade física, serão abordados aqui com o intuito de comparar as diferentes respostas da freqüência cardíaca, da pressão arterial, do duplo produto e da percepção subjetiva de esforço em exercício aeróbio. Participaram deste estudo 6 mulheres treinadas a pelo menos 1 ano na atividade em que foi avaliada. As medidas de pressão arterial e freqüência cardíaca foram feitas a cada 5 minutos até o término dos 45 minutos de aula, estando o avaliado na posição em pé, utilizando-se para isso um aparelho digita de marca OMRON® modelo HEM 650INT; e monitor de FC da marca Polar® modelo S120. Os resultados deste estudo mostram que para este grupo de indivíduos os valores de duplo produto da aula de RPM estão dentro dos parâmetros de normalidade em relação ao esforço e sobrecarga cardiovascular.

Referências

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Publicado
2011-12-10
Como Citar
Meneghelli, L. A., Vilela, F. L., & Navarro, F. (2011). Comparação das respostas hemodinâmicas durante uma aula de ciclismo indoor. RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do Exercício, 1(5). Recuperado de https://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/48
Seção
Artigos Científicos - Original